<
logo RCN
Serra Catarinense

Otacílio Costa rompe com monocultura do pinus e diversifica atividade econômica

Maior produtor de florestas e celulose da Serra Catarinense, Otacílio Costa começa a despontar na agricultura com produção de soja, milho e especialmente, moranga. 

Foi o que demonstrou o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, ao convidar profissionais de imprensa para conhecer, na sexta-feira (21), novas áreas produtivas do município.

A programação se iniciou pela manhã no gabinete do prefeito, que acompanhado do vice Leonir Ribeiro da Silva, secretário municipal de Agricultura, Marzinho da Silva e do agrônomo da Epagri, Murilo Nunes, recepcionou os convidados para sobre a expansão da agricultura e da pecuária nos últimos anos.

“Na floresta, a colheita acontece a cada sete anos com os desbastes. Já a lavoura, proporciona colheita anual e agrega valor com ciclos curtos. Saímos de 700 hectares de lavouras para 17 mil hectares. E, em dez anos, prevemos atingir 25 mil hectares de lavouras”, disse o prefeito.

Antes, porém, ele levou o pessoal para conhecer a nova Área Industrial, que está incrementando a oferta de empregos e diversificando a economia local.

No campo, ele citou como exemplo, a família de Valcir Tortelli e Maurício Brunetton, na localidade de Casa Vermelha, que tem pouco mais de 200 hectares e a meta é chegar a 450 hectares de lavouras nos próximos anos.

Fabiano Baldessar observou que a expansão da agricultura não compromete a silvicultura, pois os manejos acontecem em Sistema de Produção Integrada, sem que uma atividade se sobreponha à outra.

O grupo ainda visitou, a unidade da Copercampos de Otacílio Costa na comunidade de Vila Aparecida, onde está sendo realizado um projeto de expansão com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Mais 15 postos de trabalho serão gerados com a ampliação.

Agricultura vai ajudar na sucessão familiar rural

A sucessão familiar no campo é outro ganho apontado pelo prefeito. Segundo ele, o incremento da agricultura com a intensificação e diversificação agrícola, vai resultar na permanência do homem no meio rural.

“Otacílio Costa sempre teve grande representatividade na indústria e na madeira, mas queremos mostrar que a agricultura também é um setor em ascensão. O município tem terras férteis e produtores dedicados, o que abre portas para um futuro promissor”, ressaltou o prefeito.

Considerando que Otacílio Costa possui ao seu redor, num raio de 100 Km, mais de 400 mil hectares de florestas, é possível prever que o município poderá atingir a longo prazo, ao menos 40 mil hectares de área cultivada com lavouras.

Além disso, o município começa a expandir o cultivo de tomate, cebola e frutas vermelhas, explorando novas culturas que podem fortalecer ainda mais o setor agrícola.

A monocultura das florestas exóticas esteve, por muitos anos, difundida em Otacílio Costa. Mas, hoje, conforme destaca o prefeito, o município vive um crescimento que passa pela nova área industrial, produção têxtil, produção de chapas de MDF e, especialmente, a mão de obra metal mecânica. E são essas novas atividades econômicas que estão criando oportunidades e transformando o pilar da economia do município.

Fotos: Amures


Granizo atinge pomares na região do Cedro, em Urupema Anterior

Granizo atinge pomares na região do Cedro, em Urupema

Região quer aumentar a participação da agricultura familiar na merenda escolar Próximo

Região quer aumentar a participação da agricultura familiar na merenda escolar

Deixe seu comentário