Aulas estão suspensas na rede estadual em medida preventiva contra riscos dos temporais |
A alternância na presidência cumpre um dos pilares da gestão conduzida por Mandelli, que é advogado em Balneário Camboriú
O advogado e ex-presidente da OAB Joinville, Óliver Jander Costa Pereira, assumiu, nesta quinta-feira (11/12), o cargo de presidente da OAB/SC. Atual secretário-geral da instituição, ele conduzirá a Seccional entre os dias 12 de dezembro e 11 de janeiro.
A transmissão do cargo pelo presidente Juliano Mandelli ocorreu durante sessão do Conselho Pleno da OAB/SC em Joinville, realizado em formato híbrido, quando a sede da instituição foi transferida de forma simbólica para a cidade do Planalto Norte.
A alternância na presidência cumpre um dos pilares da gestão conduzida por Mandelli, que é advogado em Balneário Camboriú: mais inclusividade na instituição e uma maior participação da advocacia do interior do Estado.
Em outro período de licença, sua vice-presidente, Gisele Kravchychyn, de Florianópolis, já havia assumido a presidência da Seccional como interina. Nos primeiros meses do seu mandato, Mandelli cumpriu um roteiro por todas as representações da OAB no Estado, sendo o primeiro presidente a dar posse a todos os presidentes de Subseção.
Ao longo de todo o ano, as visitas ao interior para debater projetos da gestão e mapear demandas locais foram frequentes. A OAB/SC levou para diálogo em todas as regiões do Estado os temas mais importantes da Seccional, como as ações para garantir as prerrogativas da advocacia, a campanha “Contragolpe de Ordem”, destinada a combater o chamado “golpe do falso advogado”, e a conquista de oito novas varas federais para Santa Catarina.
Com a participação efetiva da advocacia do interior, a OAB/SC também elaborou diagnósticos com sugestões de melhorias que foram entregues aos gestores de todas as esferas da Justiça no Estado, como forma de colaborar para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
Em julho desse ano Mandelli inaugurou na sede da Seccional a Central de Prerrogativas da OAB/SC, voltada à defesa e garantia das condições que os profissionais da advocacia precisam para atuar de forma plena na defesa dos cidadãos representados.
A Central integra e amplia a equipe e os serviços que a OAB/SC já oferecia e faz parte de uma ação ampla de instrumentalização dessa área, que contou também com a criação, este ano, do Sistema Estadual de Defesa de Prerrogativas – com coordenadorias regionais no Estado e Delegacias de Defesa das Prerrogativas em todas as mais de 50 Subseções.
A atuação da OAB/SC contra o golpe do falso advogado também levou o presidente da OAB/SC a debater as ações com a advocacia e a sociedade em todo o Estado. Em parceria com órgãos policiais, várias operações foram deflagradas com prisão de responsáveis pela aplicação do golpe.
Em novembro, a Seccional ajuizou ação civil pública contra a Meta, buscando a sua responsabilização pelo uso de plataformas digitais para a prática dos crimes.
Fotos: Eduardo Tarasca



Deixe seu comentário