Aulas estão suspensas na rede estadual em medida preventiva contra riscos dos temporais |
Alunas do projeto Meninas nas Engenharias levam atividades de educação ambiental às escolas
Participantes do projeto @agroengtech visitaram escolas municipais de educação básica e multiplicaram conhecimentos entre os estudantes da rede municipal de Lages
As alunas do projeto Meninas nas Engenharias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Lages, trocaram a sala de aula do campus por uma experiência prática de impacto social: foram até as Escolas Municipais de Educação Básica de Lages para atuar como multiplicadoras de conhecimento em Educação Ambiental.
Durante o mês de novembro, as participantes foram divididas em equipes e visitaram as EMEBs Suzana Albino França, Osni de M. Régis, Belizária Rodrigues, Lupércio, Mutirão e Izidoro Marin. Em cada escola, as estudantes aplicaram dinâmicas, atividades lúdicas e conteúdos educativos, aproximando ciência, tecnologia e cidadania das crianças da rede pública.
“Foi maravilhoso aplicar as dinâmicas, as crianças foram super participativas, espertas e amorosas”, conta Anne Brêtas, aluna do projeto Meninas nas Engenharias.
E a atividade mostrou que, quando saem da sala de aula e ocupam novos espaços, as meninas não apenas só aprendem, elas se transformam.
“As crianças participaram, aprenderam brincando e deixaram meu coração leve. Foi uma tarde especial com minhas colegas do programa @agroengtech e com a professora de apoio. E já aviso que, vou sentir muita falta desse projeto”, relata Letícia Pimentel, que participou da atividade na EMEB Suzana Albino França.
“Uma experiência única”, resume Sofia Hoeller, que visitou a EMEB Suzana Albino França, destacando a alegria das crianças. O projeto Meninas nas Engenharias tem como missão estimular o interesse de meninas da rede pública de ensino, do 8º ano ao 3º ano do ensino médio, pelas áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharias, fortalecendo a representatividade feminina e contribuindo para sua autonomia social e financeira, por meio de ações de extensão, oficinas, visitas e atividades de divulgação científica em escolas e comunidades.
A iniciativa está vinculada ao Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LATEC), da UDESC/CAV, que busca inspirar meninas e jovens mulheres a seguirem carreiras nas engenharias, O Meninas nas Engenharias é um projeto do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e segundo a coordenadora do projeto, professora Daiana Petry Rufato, a ação de educação ambiental nas escolas evidenciou que o impacto vai além da formação técnica.
“Entre os objetivos do projeto Meninas nas Engenharias está o de incentivar e estimular meninas a seguirem carreiras dentro das ciências exatas. Porém, percebe-se que o impacto foi além e também contribuiu para a valorização da vida escolar e futuramente acadêmica dessas meninas nas suas comunidades de origem, ou seja, das escolas de onde vieram para fazer parte do programa.
Essa percepção foi reforçada pelo interesse das participantes da atual edição em envolver-se com atividades como esta, multiplicando conhecimentos e ampliando a atuação da nossa universidade na comunidade.”
A iniciativa evidenciou que, quando as meninas levam conhecimento para além da universidade, elas inspiram novas gerações de estudantes e transformam os espaços por onde passam.
Acompanharam a turma das Meninas nas Engenharias e participaram das atividades de educação ambiental nas escolas municipais os professores bolsistas do projeto @agroengtech: Roberta Tatiane Candeia, Gilvânia Aparecida dos Santos, Nilva Regina Uliana, Rafael do Nascimento, Marcos Schein e Paulo Henrique Flores.
“Foi muito bom aplicar os projetos e dividir o que a gente aprendeu com as crianças e assim aprendemos juntos”, relata Ana Giulia Bastos aluna do Meninas nas Engenharias, que visitou a EMEB Lupércio.
Fotos: Gleyce Krieser


Deixe seu comentário