Epagri de Lages avalia fetos de vacas alimentadas com bagaço de maçã |
Iniciativa nasceu de um movimento natural dos lageanos e ganhou lugar especial na decoração do Natal FelizCidade
O Natal FelizCidade ganhou um novo símbolo de solidariedade com a Árvore dos Desejos, criada após moradores começarem, por conta própria, a pendurar cartas com pedidos de crianças e famílias dos mais variados bairros de Lages. Agora, quem passa pelo Calçadão da Praça João Costa pode adotar uma cartinha e transformar o fim de ano de alguém.
O que hoje se tornou um ponto especial da decoração natalina de Lages, inicialmente não estava previsto no projeto. A secretária de Turismo, Ana Vieira, explica que tudo começou de forma espontânea, quando os moradores começaram a deixar cartas nas árvores natalinas já instaladas no Calçadão, pedindo desde brinquedos simples até itens essenciais. Diante disso, a equipe decidiu criar um espaço exclusivo para esse gesto coletivo.
“As pessoas naturalmente começaram a colocar as cartinhas. Então instalamos uma árvore específica para receber esses pedidos. Foi um movimento que nasceu da própria comunidade e, seguindo as orientações da prefeita Carmen Zanotto, nós acolhemos a ideia”, explica Ana.
A Árvore dos Desejos funciona de maneira aberta e não há triagem, cadastro ou controle formal. Quem deseja ajudar pode, simplesmente, retirar uma carta e realizar o pedido descrito. Da mesma forma, qualquer pessoa pode deixar ali sua mensagem ou pedido.
“É uma ação que já virou tradição em Lages e, percebendo essa movimentação, decidimos proporcionar a árvore para deixar esse gesto bonito mais organizado. Não interferimos no processo, ou seja, as pessoas deixam as cartinhas e outras vão ali buscar aquelas que querem atender”, destaca a secretária.
Com essa iniciativa, o papel social do Natal FelizCidade é evidenciado e vai além da decoração e das atrações culturais que serão promovidas no Centro da cidade a partir do dia 15 de dezembro.
“Queremos trazer lazer e cultura, mas também oferecer acolhimento. O Natal FelizCidade tem esse objetivo de resgatar o espírito natalino e criar momentos de integração entre as pessoas. A Caravana da FelizCidade, por exemplo, percorre os bairros justamente para levar esse clima para quem nem sempre consegue vir ao Centro”, explica Ana.
A adesão tem crescido diariamente. Entre quem deixa seus pedidos e quem escolhe uma cartinha para realizar, a Árvore dos Desejos se tornou um retrato da generosidade lageana.
Para aumentar as chances de ser atendido, é importante que na cartinha, além do pedido, contenha os dados necessários para a entrega, como endereço completo, ponto de referência e contato telefônico.
Fotos: Diogo Schimitz/PML


Deixe seu comentário