<
Santa Catarina

Aulas estão suspensas na rede estadual em medida preventiva contra riscos dos temporais

A mesma medida foi adotada pela rede municipal, em Lages

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), informa que, em virtude dos alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e a título de prevenção, sejam suspensas as aulas nas escolas estaduais nas regiões com áreas em laranja (alto risco) e vermelho (muito alto).

Desta forma, as aulas do turno vespertino e noturno estão suspensas nas áreas em laranja nesta segunda-feira (8), e nas áreas em laranja e vermelho nos turnos matutino e vespertino na terça-feira (9). A medida já foi comunicada às Coordenadorias Regionais de Ensino pela SED.

Os temporais com chuva pontualmente intensa começam a partir da tarde e noite desta segunda. No Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, o alerta é maior, com possibilidade de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

No Litoral, a circulação marítima mantém maior nebulosidade e condição para mar agitado. Já as temperaturas máximas seguem altas, com marcas entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.

Na medida em que o ciclone avança em direção a Santa Catarina, na terça-feira, 9, as instabilidades aumentam. A chuva segue persistente, por vezes intensa em curtos períodos de tempo, especialmente nas áreas litorâneas e áreas serranas próximas.

O risco é alto para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.

Na quarta-feira (10), o ciclone se afasta para alto mar e a instabilidade perde força. No entanto, o vento aumenta, com rajadas entre 60 e 80km/h na maior parte das regiões.

Nas áreas mais costeiras e serranas essas rajadas podem chegar aos 100 km/h em alguns momentos. Neste dia, ainda são esperadas pancadas de chuva rápidas, mas o risco de ocorrências diminui.


Ciclone atípico

De acordo com meteorologistas da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical previsto para esta semana é considerado atípico por se desenvolver em período mais quente do ano e por se formar muito próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Outro aspecto incomum é a pressão atmosférica mais baixa do que a observada normalmente e o deslocamento lento do sistema, fatores que aumentam os impactos sobre o estado. Por isso, os efeitos do ciclone devem se estender desde seu processo de formação na segunda-feira, 8, até seu afastamento para alto-mar, previsto para quinta-feira (10).


Prefeitura de Lages suspende aulas no Sistema Municipal de Educação e programação da Caravana da FelizCidade 

A Prefeitura de Lages suspendeu as atividades pedagógicas em todas as unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação, na noite de segunda-feira (8) e terça-feira (9), devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes que podem chegar a 70km/h na região, segundo os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e demais órgãos competentes.

Está suspensa, também, a programação da Caravana da FelizCidade nos bairros na segunda-feira (8) e na terça-feira (9). As atividades de Natal estavam programadas para os bairros Coral (na segunda) e no Vila Mariza (terça).

De acordo com a prefeita Carmen Zanotto, esta medida visa à segurança das crianças, alunos e profissionais da educação de todo o Sistema Municipal e da comunidade em geral que iria prestigiar as apresentações da Caravana da FelizCidade.

A prefeita destaca que todas as equipes da Defesa Civil Municipal e demais secretarias estão de prontidão para atender qualquer adversidade causada pelas chuvas que poderão atingir a cidade nas próximas horas.

“Não estamos criando pânico. Apenas determinamos ações preventivas que visam a segurança e proteção de todos”, diz a prefeita Carmen. As aulas no Sistema Municipal de Educação estão previstas para retornarem na quarta-feira (10 de dezembro), mediante avaliação das condições climáticas.

Previsão indica chuva e ventos fortes para Lages

Ainda nesta segunda-feira (8),  poderão ser registrados temporais isolados, com risco moderado de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Durante esta terça-feira, poderá ocorrer chuva persistente ao longo da madrugada e manhã, com intensidade moderada a forte, com risco alto para alagamentos e enxurradas.

No meio da tarde de terça a chuva diminui gradualmente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados no decorrer da tarde. Já na quarta-feira (10), durante todo o dia, estão previstos ventos fortes e persistentes de oeste, com rajadas que podem ultrapassar os 70 km/h.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), essa previsão adversa está associada à formação de um ciclone extratropical com áreas de baixa pressão na atmosfera.

As recomendações são de buscar local abrigado durante a ocorrência de temporais e manter distância de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Em caso de alagamentos, jamais atravesse ou dirija em ruas alagadas. Em caso de urgências as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelos telefones: (49) 30190-7477 / 3019-7479 / (49) 99836-1702.

Por Ari Junior/PML

Município formaliza adoção de espaços públicos por empresas e entidades Anterior

Município formaliza adoção de espaços públicos por empresas e entidades

Alunas do projeto Meninas nas Engenharias levam atividades de educação ambiental às escolas Próximo

Alunas do projeto Meninas nas Engenharias levam atividades de educação ambiental às escolas

Deixe seu comentário