-
Flávio Fernandes/PML
O Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue terá uma nova tipificação e passará a atender as pessoas em situação de rua que estejam dispostas a aderir ao tratamento e se enquadrar nas regras do espaço
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, fez visitas técnicas nesta segunda-feira (14) ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) localizado no bairro Copacabana; ao Acolhimento POP, no bairro Universitário; e ao Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP, no bairro Centenário.
As unidades são responsáveis pelo atendimento à população em situação de rua. Durante a visita, a prefeita pôde acompanhar de perto os serviços oferecidos e conversar com as equipes de trabalho que atuam nesses locais.
O Centro POP e o Acolhimento POP são espaços que garantem o acolhimento e promovem os devidos encaminhamentos para programas de reintegração social. Já o Acolhimento Noturno - Albergue POP que, até então, vem sendo destinado ao pernoite e alimentação das pessoas em situação de rua, passará por uma reformulação. Por determinação da prefeita, o local terá uma nova tipificação e atenderá as pessoas em situação de rua que estejam dispostas a aderir ao tratamento e se enquadrar nas regras do espaço.
"Sabemos que esse tema requer uma atuação firme, constante e articulada do poder público. Nosso trabalho está sendo o de identificar as pessoas em situação de rua que realmente querem o apoio do município para iniciar ou retomar um tratamento de saúde, aprender um ofício e até mesmo retornar para sua cidade de origem. Não vamos medir esforços para auxiliar aqueles que, de fato, tem o desejo de mudar de vida, ao mesmo tempo em que não vamos compactuar com badernas e desordem", destacou a prefeita Carmen Zanotto.
A administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem promovido um trabalho contínuo para ampliar as políticas públicas voltadas à reintegração de pessoas em situação de rua, com foco na melhoria da infraestrutura dos serviços e na capacitação das equipes de atendimento. Outra medida avaliada é a possível mudança do Centro POP, que atualmente está localizado na rua São Joaquim, bairro Copacabana, para outro ponto da cidade. Os resultados das mudanças definidas neste primeiro momento juntamente com a equipe técnica serão avaliadas pelos próximos 30 e 60 dias.
Deixe seu comentário