<
Serra Catarinense

Ação social garante atendimento oftalmológico e óculos para crianças acolhidas

Parceria entre Vara da Infância e Rotary Club Alvorada atenderá instituições de acolhimento de Lages e Bocaina do Sul

O Rotary Club Alvorada, em Lages, selou uma parceria importante com a Vara da Infância e Juventude da comarca local para a oferta de atendimento oftalmológico a crianças e adolescentes abrigados em instituições de acolhimento. O acordo prevê não apenas consultas, mas também a distribuição de óculos em duas unidades de Lages e uma de Bocaina do Sul.

A iniciativa do Rotary prevê a entrega de cem óculos a estudantes de escolas públicas. Recentemente, oito já foram para as mãos de alunos de uma unidade do bairro Dom Daniel.

“Eles estavam ansiosos para ter a possibilidade de enxergar melhor. Percebi a alegria no sorriso. Imagino como foi para a mãe de três deles. Muitas vezes, a situação dessas crianças poderia levar anos para ser resolvida. Agora, vamos atender também aqueles que estão nas instituições de acolhimento”, reforçou o presidente do Rotary, Fábio Tosatti.

A representante da Vara, oficial da infância Ana Emília Melchiors, participou do encontro e destacou a relevância dessa iniciativa para a proteção integral dos acolhidos.

“Muitos desses jovens jamais tiveram acesso adequado aos cuidados visuais. Com essa parceria, estamos corrigindo não só a visão, mas dando um impulso para o desenvolvimento escolar e social deles”, afirmou.

Ana Emília também destacou outras ações da Vara da Infância e Juventude voltadas aos adolescentes do socioeducativo. Ela mencionou os atendimentos e os cursos oferecidos aos reeducandos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Lages (CASER) e da Casa de Semiliberdade.

Um exemplo é o curso de soldador oferecido pela FIESC, por meio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Metal Mecânica e do Material Elétrico de Lages (Simmmel), para promover a capacitação profissional desses jovens.

Durante a reunião, também foi apresentado aos membros do Rotary o serviço de apadrinhamento Acalento, iniciativa que cria vínculos externos às instituições de acolhimento em três modalidades: afetiva, prestadora de serviço e provedora.

A modalidade afetiva visa especialmente permitir que crianças e adolescentes vivenciem convivência familiar, mesmo que temporária, com visitas, passeios e outras atividades nos finais de semana e feriados, mas sem se tratar de adoção formal.

A ativação desse serviço foi impulsionada com a sanção da Lei nº 4818, que consolidou o apadrinhamento Acalento como política pública.


Ação social garante atendimento oftalmológico e óculos para crianças acolhidas Anterior

Ação social garante atendimento oftalmológico e óculos para crianças acolhidas

Lages comemora 259 anos neste sábado e com futuro promissor Próximo

Lages comemora 259 anos neste sábado e com futuro promissor

Deixe seu comentário