Pablo Buck, de 18 anos, revelado em escolinhas de Lages, representa o Real Sport Club (RS) na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em São Paulo
O lageano Pablo Buck Germano Ferreira Motta, de 18 anos, é um dos nomes da Serra Catarinense na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do país, disputada em São Paulo e conhecida nacionalmente como Copinha.
Natural do bairro Copacabana, em Lages, o atleta atualmente reside em Tramandaí (RS) e defende o Real Sport Club. A trajetória de Pablo no esporte começou cedo, ainda na infância, influenciada pelo pai Fábio Ferreira Motta, que sempre foi atuante no futebol amador em Lages.
O caminho do jovem atleta passou por diversas escolinhas tradicionais da cidade, como a do Bastião, Zé Melo e Bin, além do Santa Rosa e do Grêmio, sob orientação do professor Éder Burigo, responsável pela primeira indicação do atleta para treinar na base do Caxias, no Rio Grande do Sul.
Em 2025, por intermédio do jogador lageano João Hirata, Pablo iniciou sua caminhada no Real Sport Club, no qual conquistou espaço até chegar à Copinha.
Da base lageana ao maior torneio de juniores do país
O percurso até a principal vitrine do futebol de base brasileiro foi marcado por desafios. A distância da família, a exigência física e mental da rotina esportiva, a concorrência intensa e a necessidade de conciliar estudos e responsabilidades fizeram parte do processo.
Para ele, disputar a Copinha representa mais do que uma oportunidade profissional. “Pessoalmente é motivo de orgulho e responsabilidade. É a realização de um grande sonho.
E, profissionalmente, é uma vitrine valiosa, oportunidade única de mostrar o meu futebol. Não jogo apenas por mim, mas por todos que torcem pelo Real Sport Club”, resume.
Em campo, o atleta atua como volante e meia, com destaque para a marcação, qualidade no passe e boa finalização. A rotina durante a competição exige maturidade.
São treinos mais objetivos, há foco na recuperação física, alimentação controlada, descanso e atenção total aos detalhes, em uma disputa considerada de alto nível técnico.
“O ambiente exige disciplina, maturidade e responsabilidade, porque qualquer detalhe pode fazer diferença dentro de campo. Envolve toda uma comissão técnica que nos dá todo o suporte necessário. Em relação à Copinha, é uma competição de alto nível”, explica o atleta.
Orgulho para Lages e inspiração para novos talentos
A participação do atleta lageano na Copinha serve de exemplo para muitos jovens. A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, enaltece a referência do jovem atleta.
“O Pablo representa o talento e a dedicação dos nossos jovens. Ele leva o nome de Lages para uma das maiores competições do futebol brasileiro, mostrando que, com esforço e oportunidades, é possível sonhar alto e chegar longe”, afirma.
Com objetivos claros, o jovem atleta projeta a profissionalização no futebol e sonha em atuar tanto no Brasil, quanto no exterior. Aos jovens lageanos que desejam seguir o mesmo caminho, ele deixa uma mensagem direta: “Para aqueles que sonham em ser jogador, é ter muito esforço, dedicação e nunca desistir do seu sonho, e não é nada fácil, pois temos que abrir mão de várias coisas. Colocar Deus na frente de tudo sempre”, finaliza.
Sobre a Copinha e os próximos jogos
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a maior competição de futebol de base do Brasil. As disputas começaram na última sexta-feira (2 de janeiro) e seguem até dia 25 de janeiro, em São Paulo.
O Real Sport Club volta a campo pela fase de grupos da Copinha nesta quarta-feira (7 de janeiro), às 15h15min, contra o Ivinhema, e no dia 10 de janeiro, sábado, às 15h15min, diante do Referência.
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Deixe seu comentário