-
Sec.Estado da Fazenda
O Dia da Agricultura Familiar e Dia do Colono são celebrados em 25 de julho para homenagear pequenos produtores que formam a base da agropecuária
Produtores rurais ligados à agricultura familiar dos 18 municípios da Serra Catarinense são esperados em Lages, de 23 a 26 de julho, para a Semana da Agricultura Familiar. O evento que deve atrair mais de 150 pessoas este ano, terá uma programação recheada de atrativos como oficinas, seminários, feira de hortaliças e até concurso gastronômico.
Organizado pela Amures, Epagri e Secretaria de Agricultura de Lages, o evento terá abertura oficial às 9 horas de quarta-feira (25), no auditório Pinhão do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). Na ocasião, haverá palestra com Raulino Jacó, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que abordará o tema “Desvendando a Sucessão Familiar: Navegando pela Legislação Vigente”.
A programação da Semana da Agricultura Familiar inicia na terça-feira (23), com oficina sobre pecuária, intitulada Produção Animal à Base de Pasto. Como ministrantes, os pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Lages, Galeno Ramos Vieira Filho e Newton Borges da Costa Júnior.
Os escritórios locais da Epagri e secretarias municipais de Agricultura, estão trabalhando juntos em toda região para mobilizar os pequenos agricultores. O objetivo da Semana da Agricultura Familiar é incentivar e fortalecer a produção e comercialização dos produtos processados pelas famílias, que se enquadram nas propostas do evento.
Instituído pela Lei Municipal n° 4375/19, o Dia Municipal da Agricultura Familiar é celebrado no dia 25 de julho. Ano passado, em sua primeira edição, o evento mobilizou um grande número de pessoas e a proposta é que avance cada vez mais, no sentido de promover e incentivar a permanência das famílias no meio rural.
Concurso de Gastronomia quer resgatar antigas receitas
Um dos atrativos da Semana da Agricultura Familiar será o Concurso de Gastronomia. Ele acontecerá na tarde do dia 26 (sexta-feira), no Mercado Público de Lages. Serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade (doces e salgados). Um forno elétrico, uma fritadeira elétrica (air fryer) e uma batedeira, respectivamente, serão os prêmios. A proposta do concurso, segundo edital, é resgatar antigas receitas de famílias rurais e o principal critério dos participantes é usar produtos típicos regionais, relacionados a agricultura.
As vagas do concurso são ilimitadas, mas haverá uma filtragem pela comissão organizadora das receitas que melhor se destacarem, dentro da proposta do regulamento. Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas com Vanessa, na Epagri, pelo WhatsApp: (49) 99144-3674, e nos escritórios locais da Epagri de todos os municípios.
Diversas autoridades confirmaram presença na programação da Semana da Agricultura Familiar, especialmente na abertura oficial. Para o presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, o evento tem uma proposta que vai muito além da programação. “Ele é essencial para a preservação da cultura regional e é fundamental para o fomento da agricultura em todos os municípios, além de ser uma bússola para o associativismo e o cooperativismo”, comentou.
O tamanho do setor
De acordo com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Santa Catarina possui 375 mil propriedades rurais. A área ocupada pela agricultura familiar no estado representa 43,6% do total, ou seja, dos mais de 6,4 milhões de hectares, que acumulam as propriedades rurais, 2,6 milhões referem-se ao segmento da agricultura familiar.
Segundo a Epagri, todo o agronegócio catarinense está baseado nas pequenas propriedades rurais – 78% dos estabelecimentos agropecuários e 72,5% das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.
Na Serra Catarinense, com exceção de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa, os demais municípios, 15 ao todo, têm na agropecuária sua principal fonte de riqueza. É claro que existem grandes propriedades, mas as de agricultura familiar representam, em média, 70% deste total.
Brasil _ As propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso.
Deixe seu comentário