No primeiro dia de conclave, cardeais não chegam a um consenso |
Em sessão gratuita, o público poderá assistir ao clássico de Sylvio Back no Cinecapela
O projeto Cinecapela: um giro pelo cinema catarinense na colina de Lages realiza neste domingo, 11 de maio, a sua segunda sessão oficial, com a exibição gratuita do filme “A Guerra dos Pelados” (1971), dirigido por Sylvio Back.
A sessão acontece às 18h30, no Antigo Seminário Diocesano de Lages (Av. Papa João XVIII, 1352 – Petrópolis, Lages/SC). A entrada é gratuita, com limite de 80 lugares.
Filmado em Caçador (SC), o longa é baseado no episódio histórico da Guerra do Contestado (1912–1916), conflito ocorrido no interior de Santa Catarina envolvendo a concessão de terras a uma estrada de ferro estrangeira e a resistência dos posseiros expropriados – os chamados “pelados”, por rasparem a cabeça.
A obra é considerada uma das mais relevantes do cinema brasileiro e venceu os prêmios de Qualidade (Instituto Nacional do Cinema - INC/1971), “Melhor filme brasileiro”(“Folha de S. Paulo”/1971), Prêmio “Governador de São Paulo”(1971), três prêmios para o elenco (I Festival de Cinema de Guarujá - SP/1971), menção Especial (II Semana Internacional do Filme de Autor, em Málaga (Espanha)/1971) e seleção oficial do XX Festival de Cinema de Berlim (Alemanha Ocidental/1972).
Após a exibição, o público é convidado a participar de um debate sobre o filme e o contexto retratado, ampliando a compreensão crítica sobre a produção audiovisual catarinense e a história do estado.
O projeto realizará 11 exibições ao longo do ano até dezembro de 2025, cada uma com curadoria que conecta os filmes por temas e contextos históricos.
A programação inclui desde clássicos até produções contemporâneas, com destaque para obras que retratam a história e cultura do Brasil e de Santa Catarina.
O Cinecapela é uma iniciativa que visa exibir e debater filmes temporariamente no Antigo Seminário Diocesano de Lages, espaço que foi cedido para onze sessões previstas de abril a dezembro de 2025 pelo projeto, e que não se tornará um cineclube permanente.
As intenções do projeto são puramente de divulgação da cultura e do cinema e de preservação e utilização de um espaço histórico.
Deixe seu comentário