Hotéis fazenda convidam as pessoas a uma viagem no tempo. Apreciar a vida na simplicidade, aquelas coisas de chamego de vó e pureza e pertinho da essência da natureza. A primeira participação é da bicentenária Fazenda do Barreiro
Os encantos, fascínios e riquezas esculpidas pela natureza, presentes incondicionais e de maestria da região Sul do Brasil chamam a atenção do mundo inteiro. Famílias de todos os cantos do planeta se programam com antecedência para desbravar a Serra do Estado de Santa Catarina.
Trazem na mala curiosidade, expectativa e o coração puro e aberto a novas experiências. Quando o passeio termina e chega a hora de voltar para casa, a mesma bagagem fica pequena, pois agora têm vivências, arrepios, emoções, memórias e afeto para levar de volta a sua cidade de origem.
Acordar com canto alegre do despertar dos pássaros nativos, como o sabiá ou o bem-te-vi; admirar a revoada dos papagaios-charão em época de pinhão; acordar com uma paisagem de campos e animais domésticos brincando pela janela; nutrir o corpo com alimentos singelos, naturais e saudáveis, e alimentar a mente com boas conversas e leituras sem pressa.
Fugir do barulho do trânsito da cidade grande para andar de charrete na estrada de terra. Deixar os alimentos enlatados de lado para sentir o cheiro de uma fruta tirada direto do pé. Ouvir histórias à beira do fogo de chão.
Abraçar, ser abraçado, aquecer e ser aquecido. O charme do inverno serrano é incomparável. Os privilégios de poder mergulhar em lugares e vivências que parecem ter parado no tempo, é singular.
Assim é a mágica do Turismo Rural serrano, que está completando 40 anos no Brasil. O município de Lages foi o precursor do Turismo Rural no país e mantém-se como forte e ímpar referência nacional e internacional do segmento.
Procurado por milhares de turistas de outras regiões e de outros países de perto e longínquos, o Turismo Rural de Lages se consolida como exemplo de destino ideal e centro modelo de exploração de empreendedorismo, ao gerar alternativas para públicos variados, empregabilidade, renda e lucratividade.
E para celebrar as quatro décadas do Turismo Rural no Brasil e estimular ainda mais as potencialidades desta área exponencial, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Turismo, está produzindo um documentário especial, com abordagens em diversos hotéis fazenda do município e em cidades vizinhas, criando cenas de valorização das iniciativas centenárias de apaixonados pela vida campeira e tradicionalista, e a partir de entrevistas com ícones e personalidades da vanguarda, lendas vivas que compartilham sua história acerca do início da recepção e hospitalidade de turistas em busca de conhecer, descobrir e aproveitar os prazeres do viver na simplicidade. O resultado final será apresentado ao público em um Seminário Nacional em setembro de 2026.
A bicentenária - Estreia de entrevistas com Fazenda do Barreiro, seus 260 anos de história e sua 8ª geração
A primeira personagem da série de gravações para o documentário foi Laélio Bianchini da Costa Ávila, o Tio Lélo, e sua esposa Tânia Bianchini, exímios anfitriões da Fazenda do Barreiro, atualmente localizada entre Painel e Urupema [esta, a cidade mais fria do Brasil], mas com seu início em solo lageano.
A Fazenda do Barreiro possui 262 anos [desde 1763] e atua há 40 anos no Turismo Rural. A gravação aconteceu na tarde desta quinta-feira (7 de agosto), em plano inverno serrano, com tempo nublado, úmido e frio, o combo perfeito para conteúdos dignos de biblioteca.
Fundada nos anos 1.700 pelo português José Joaquim Pereira, é administrada pela 8ª geração da mesma família. Possui 18 apartamentos e oferece passeios a cavalo [cavalgada] pela Coxilha Rica e de trator com carreta, a oportunidade de participar da ordenha das vacas, danças gaúchas e gastronomia serrana.
Preserva as construções originais, sendo a mais histórica a Cozinha de Chão, uma construção totalmente de pedra. Uma forte característica da construção são as telhas moldadas diretamente na coxa, hoje em dia ainda preservadas.
Em seus museus, peças e utensílios utilizados pelos antepassados podem ser visualizadas e contempladas. Também trabalha com criação de gado de corte e cavalo crioulo. No Instagram: @fazendadobarreiro.
Figura carimbada e famosa na região e de família tradicional, Tio Lelo recebeu a equipe da Secretaria do Turismo a sua moda, já ambientada pelos seus turistas desde o começo da lida com Turismo Rural: De bombacha, lenço, botas, boina e pala. Sem largar a cuia de chimarrão nem por um minuto. O simpático casal abriu as portas do Hotel Fazenda e apresenta, com orgulho, cada detalhe.
O documentário está em estágio de início de gravações. Entre as demais fazendas a integrarem o produto audiovisual estão o Hotel Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, Fazenda Rodeio Bonito e Pousada Refúgio do Lago. O secretário de Turismo e Urbanismo de Urupema, Antenor Arruda (Tena) acompanhou a comitiva de visitantes à Fazenda do Barreiro.
No dia 20 de agosto, a Secretaria do Turismo se reunirá em um encontro com o Ministério do Turismo para alinhar novas tratativas a respeito do incentivo ao Turismo Rural em Lages.
O produto audiovisual comemorativo compõe o conjunto de mobilizações para esta nova fase de fomento ao Turismo Rural em Lages e, consequentemente, na Serra Catarinense. “Lages é o município mais populoso da região serrana e um dos mais promissores do Estado de Santa Catarina, vislumbrado por empresários de negócios extremamente diversificados, e o Turismo Rural está neste campo econômico em ascensão. Temos um amplo trabalho pela frente para elevar Lages a patamares maiores e fazer a engrenagem de atrativos girar ainda mais e atrair turistas não somente nas estações de frio (outono e inverno) ou em datas específicas o ano inteiro. Os feriados prolongados podem ser melhor movimentados, por exemplo. Temos Turismo Rural para todos os estilos e gostos. Todos são bem-vindos”, avalia a secretária do Turismo de Lages, Ana Vieira.
Acolhida, escuta e evidência. “A Fazenda Barreiro está de braços e portas abertas para bem receber nossos amigos. O Turismo Rural é a nossa vida, as nossas raízes, é o que deixaremos de marca para a história, e nos proporciona fazer boas e grandes amizades. Agradecemos à Prefeitura de Lages por lembrar e se preocupar com o Turismo Rural e por não deixar a chama apagar, pelo contrário, deverá ficar ainda mais potente a partir de agora. Todos devemos lutar e engrandecer o Turismo Rural lageano e brasileiro, para que cresça cada vez mais”, analisa Laélio Bianchini.
A preservação dos costumes, cultura e folclore de Lages a Fazenda do Barreiro instigam o ser humano em seus mais profundos sentidos e sentimentos. Provoca uma visita íntima em si mesmo e uma reflexão sobre o verdadeiro valor das preciosidades da vida.
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho, Toninho Vieira e Julia Almeida
Deixe seu comentário