<
logo RCN
Serra Catarinense

Empreendedores iniciam formação pelo Lucra Mais em Lages e Curitibanos

Além de Lages e Curitibanos, as capacitações do Lucra Mais contemplam ainda os municípios de Abdon Batista e Campos Novos, ampliando o alcance do programa e fortalecendo o empreendedorismo em quatro cidades da Serra Catarinense

Empresários da Serra Catarinense tiveram, na última semana, uma nova oportunidade de crescimento para seus negócios. Em Lages e Curitibanos, foram realizadas as aulas inaugurais do Programa Lucra Mais, iniciativa que vem se consolidando como um importante instrumento de transformação para o comércio e os serviços em Santa Catarina.

Voltado a micro e pequenas empresas, o programa é promovido por meio de uma parceria entre o Sebrae, a Fecomércio SC, o Senac e as prefeituras locais, com foco na qualificação empreendedora e na aplicação prática de soluções de gestão.

Em sua terceira edição, o Lucra Mais apresenta um formato híbrido, com 16 horas de aulas presenciais e/ou online voltadas tanto ao empresário quanto aos colaboradores indicados por ele.

Após essa etapa, cada empresa participante recebe cinco horas de consultoria individual especializada, com uso de ferramentas que auxiliam na análise e no aprimoramento de processos internos e resultados.

Para 2025, os conteúdos foram atualizados com base nos principais desafios relatados pelos empreendedores nas edições anteriores. As temáticas incluem finanças, inovação, transformação e presença digital, com aplicação direta no dia a dia dos negócios.

Na Serra Catarinense, além das turmas em Lages e Curitibanos, os municípios de Abdon Batista e Campos Novos também foram contemplados e já iniciaram as capacitações.

De acordo com dados da Fecomércio SC, o programa atendeu 1,6 mil micro e pequenas empresas nos dois primeiros anos de operação no estado, superando as metas estabelecidas.

Os resultados são expressivos: 68% dos participantes aumentaram o faturamento e 65% melhoraram a lucratividade após os quatro meses de acompanhamento. A taxa de satisfação (NPS) alcançou 83 pontos, reforçando a relevância da iniciativa.

Para o vice-presidente da Fecomércio SC na Região Planalto Serrano, Célio Spagnoli, o Lucra Mais é resultado de uma escolha estratégica da atual gestão da Federação.

“O Lucra Mais nasceu do nosso compromisso com a educação profissional e técnica, fortalecendo o papel do Sistema S no desenvolvimento do comércio. Hoje, está presente em municípios de todo o estado que possuem Senac, e é gratificante ver empreendedores aplicando melhorias e colhendo resultados. Com o apoio das prefeituras, conseguimos ampliar o acesso, inclusive para quem enfrenta dificuldades financeiras”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, destaca que a atuação em rede é fundamental para que o programa mantenha a qualidade e atinja o público com impacto real.

“O Lucra Mais tem mostrado, com dados concretos, que a qualificação e o acesso a ferramentas práticas de gestão fazem a diferença nos resultados das empresas. O Sebrae entra com sua expertise em comportamento empreendedor e inovação, ao lado de instituições sólidas como Senac e Fecomércio SC. E com o apoio das prefeituras, conseguimos ampliar ainda mais esse alcance. Na Serra, temos a oportunidade de acompanhar de perto histórias de transformação e crescimento que começam com conhecimento e parceria.”

A atuação das prefeituras têm papel decisivo para que o Lucra Mais alcance um número maior de empreendedores, criando condições para que empresários de diferentes portes possam participar da formação.

Em Lages e Curitibanos, a parceria com as administrações municipais fortalece a rede de apoio e amplia o impacto do programa no desenvolvimento local, com turmas formadas por 30 empreendedores em cada cidade.

Em Lages, a prefeitura é uma das instituições que subsidiam parte dos custos do programa, garantindo maior acesso à capacitação por parte dos empresários.

“A administração municipal entende que só se gera emprego e renda quando há empresários preparados. Um MEI que hoje fatura R$ 80 mil por ano pode, com esse aprendizado, crescer, empregar mais e transformar seu negócio. Por isso, reconhecemos a importância da educação não apenas para quem busca uma vaga de trabalho, mas principalmente para quem vai gerá-la”, afirma o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, Adriano Rezende Montes.

Em Curitibanos, a administração municipal também reforça o compromisso com a qualificação do setor produtivo. Segundo o secretário de Administração e Finanças, Diego Wordell, o programa é uma ferramenta estratégica de incentivo e que gera benefícios diretos para as empresas locais.

“Trata-se de uma parceria de excelência, que possibilita a contratação de serviços com know-how comprovado. O município mantém uma relação sólida com a ACIC e a CDL, e reconhece a importância do suporte da administração pública para fortalecer as empresas e impulsionar a economia local”, destacou.

Empreendedores iniciam formação pelo Lucra Mais em Lages e Curitibanos Anterior

Empreendedores iniciam formação pelo Lucra Mais em Lages e Curitibanos

Sicredi inaugura quarta agência em Lages e reforça presença na região Próximo

Sicredi inaugura quarta agência em Lages e reforça presença na região

Deixe seu comentário