Serviços iniciaram nesta segunda-feira e visam evitar desmoronamentos, liberar o curso d’água e impedir possíveis quedas do pavimento asfáltico
A Secretaria de Obras e Infraestrutura deu início, nesta segunda-feira (11), a mais um serviço na avenida Belisário Ramos, a Carahá. Trabalhos de contenção de encostas estão sendo realizados logo após o cruzamento com a avenida Duque de Caxias, na altura da hamburgueria Zanotto.
A intervenção é necessária para reforçar áreas onde o rio Carahá tradicionalmente costuma ser propenso a deslizamentos de terra e, por consequência, obstrução de parte do curso d’água. Outra preocupação é com as faixas de rolamento, onde o tráfego urbano é intenso e, após chuvas recentes, o pavimento asfáltico ameaça ceder.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, reitera a importância das obras. “A Belisário Ramos é uma avenida essencial para o trânsito de nossa cidade. Perpassa por 15 bairros.
Ampliar sua segurança e as condições de infraestrutura urbana, com sustentabilidade, é urgente. Em paralelo também estamos realizando serviços de roçada e limpeza em toda a sua extensão, além do recapeamento asfáltico nos trechos mais deteriorados. E, em breve, teremos um projeto de grandes proporções para a nossa Carahá”, complementa.
A Belisário Ramos já recebeu serviços emergenciais de contenção de encostas. O mais recente foi realizado no final de junho, após a passagem de uma chuva volumosa que causou prejuízos em diversos trechos da via.
Na ocasião, numa ação coordenada de pronta resposta, a Prefeitura de Lages também executou operações de drenagem e tapa-buraco para recuperar as pistas e evitar acidentes.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado, pontua detalhes do projeto. “Identificamos pelo menos três diferentes pontos onde iremos agir.
O trabalho deve durar pelos próximos 15 dias próximo ao cruzamento com a avenida Duque de Caxias e na altura do supermercado Fort Atacadista. E será feito com enrocamento de pedras.
Esta técnica permite distribuir o material unitariamente, com maquinário e trabalho manual das equipes operacionais, de modo a formar a devida contenção”, resume.
A Carahá é um dos endereços mais emblemáticos da cidade, mas historicamente também conhecida por situações sazonais de transbordamento - cheias, alagamentos, inundações, enchentes e enxurradas - causadas pela ação do tempo, mas também pela falta de manutenção.
Para solucionar o problema em definitivo, a atual gestão prevê revitalizar a avenida Belisário Ramos por completo num futuro próximo, com implantação de novas redes de drenagem e recapeamento total, por exemplo.
Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Lages executa obras semelhantes. As equipes do Município já passaram por seis ruas em diversos bairros.
Entre os objetivos das contenções de encostas estão: Corrigir instabilidades no solo, impedir desmoronamentos de terra e possíveis alagamentos, recuperar áreas degradadas, solucionar problemas de drenagem, garantir segurança e ampliar a infraestrutura sustentável urbana.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Deixe seu comentário