Mostra gratuita “Histórias com o Sabor da Nossa Terra” pode ser visitada até o dia 18 de maio em Curitibanos
Curitibanos é a nova parada da exposição Histórias com o Sabor da Nossa Terra, que percorre o estado apresentando, por meio de imagens, os bastidores dos produtos catarinenses com Indicação Geográfica (IG). A mostra está em cartaz até o dia 18 de maio no Mercado Público Municipal, com visitação gratuita.
A mostra fotográfica retrata o cotidiano de produtores e as paisagens ligadas à produção de alimentos reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como representativos de suas regiões.
Em destaque está o Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, IG que tem forte ligação com Curitibanos e municípios do entorno.
Produzido em áreas de vegetação nativa de bracatinga, o mel de melato se diferencia por sua cor escura, sabor intenso e alto teor de minerais.
Ao contrário do mel comum, não é feito a partir de flores, mas sim de uma substância açucarada eliminada por insetos que se alimentam da seiva da árvore. A combinação entre bioma local e técnica apícola consolidou o reconhecimento do produto.
Além do mel de melato, a exposição contempla outros produtos com IG de Santa Catarina, como a Linguiça Blumenau, os Vinhos de Altitude, a Maçã Fuji da região de São Joaquim, o Queijo Artesanal Serrano, os Vales da Uva Goethe, a Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense e a Banana de Corupá.
As imagens foram feitas por Fellipe Abreu, Willian Mariot, Marcelo Feble e Angélica Luersen, com curadoria que privilegia o olhar sobre os produtores, os ambientes e os processos de fabricação.
“A ideia é aproximar as pessoas das histórias por trás desses produtos e valorizar o território de cada IG com uma abordagem sensível e visual”, afirma Leyla Spada, jornalista gastronômica e idealizadora do projeto.
A exposição já passou por Florianópolis, Blumenau e Luiz Alves, e após Curitibanos segue para Canoinhas, acompanhando o circuito em cidades que abrigam produtos reconhecidos oficialmente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como IGs.
A exposição é realizada por Comida com História, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.
Serviço
O quê: Exposição fotográfica Histórias com o Sabor da Nossa Terra
Quando: De 12 a 18 de maio de 2025
Onde: Mercado Público Municipal de Curitibanos
Endereço: Rua Coronel Vidal Ramos, 1095 – Centro
Entrada: Gratuita
Deixe seu comentário