<
logo RCN
Planalto Serrano

Região recebe exposição fotográfica sobre produtos com Indicação Geográfica

Mostra gratuita “Histórias com o Sabor da Nossa Terra” pode ser visitada até o dia 18 de maio em Curitibanos

Curitibanos é a nova parada da exposição Histórias com o Sabor da Nossa Terra, que percorre o estado apresentando, por meio de imagens, os bastidores dos produtos catarinenses com Indicação Geográfica (IG). A mostra está em cartaz até o dia 18 de maio no Mercado Público Municipal, com visitação gratuita.

A mostra fotográfica retrata o cotidiano de produtores e as paisagens ligadas à produção de alimentos reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como representativos de suas regiões.

Em destaque está o Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, IG que tem forte ligação com Curitibanos e municípios do entorno.

Produzido em áreas de vegetação nativa de bracatinga, o mel de melato se diferencia por sua cor escura, sabor intenso e alto teor de minerais.

Ao contrário do mel comum, não é feito a partir de flores, mas sim de uma substância açucarada eliminada por insetos que se alimentam da seiva da árvore. A combinação entre bioma local e técnica apícola consolidou o reconhecimento do produto.

Além do mel de melato, a exposição contempla outros produtos com IG de Santa Catarina, como a Linguiça Blumenau, os Vinhos de Altitude, a Maçã Fuji da região de São Joaquim, o Queijo Artesanal Serrano, os Vales da Uva Goethe, a Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense e a Banana de Corupá.

As imagens foram feitas por Fellipe Abreu, Willian Mariot, Marcelo Feble e Angélica Luersen, com curadoria que privilegia o olhar sobre os produtores, os ambientes e os processos de fabricação.

“A ideia é aproximar as pessoas das histórias por trás desses produtos e valorizar o território de cada IG com uma abordagem sensível e visual”, afirma Leyla Spada, jornalista gastronômica e idealizadora do projeto.

A exposição já passou por Florianópolis, Blumenau e Luiz Alves, e após Curitibanos segue para Canoinhas, acompanhando o circuito em cidades que abrigam produtos reconhecidos oficialmente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como IGs.

A exposição é realizada por Comida com História, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Metalúrgica Spillere.

Serviço
O quê:
Exposição fotográfica Histórias com o Sabor da Nossa Terra
Quando: De 12 a 18 de maio de 2025
Onde: Mercado Público Municipal de Curitibanos
Endereço: Rua Coronel Vidal Ramos, 1095 – Centro
Entrada: Gratuita

Região recebe exposição fotográfica sobre produtos com Indicação Geográfica Anterior

Região recebe exposição fotográfica sobre produtos com Indicação Geográfica

Deputado entrega Quiosque da Agricultura Familiar em Cerro Negro Próximo

Deputado entrega Quiosque da Agricultura Familiar em Cerro Negro

Deixe seu comentário