<
Cinema

Cinecapela exibe curta-metragens catarinenses em dezembro

Cineclube reúne produções do estado em sessão que ocorre no dia 14

A produção de curta-metragens catarinenses é tema da próxima sessão do Cineclube Cinecapela. O projeto, vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema, ocorre no antigo Seminário Diocesano de Lages, na Av. Papa João XXIII, no bairro Petrópolis.

Com entrada gratuita ao público, a próxima sessão ocorre no dia 14 de dezembro, domingo, às 19h, com exibição de dois curta-metragens catarinenses.

Os filmes exibidos são: “O Sr. e a Sra. Martins” (2006, 14 min. Direção: Laine Milan) e “Nem o céu nem a terra” (2005, 25 min. Direção: Isabela Hoffmann). Após as exibições, teremos um bate-papo sobre os filmes exibidos, discutindo seu impacto para o cinema do estado.


Sobre os filmes
O Sr. e a Sra. Martins (2006): Adaptação de um conto de Edla Van Steen, pelo roteirista Marcelo Esteves e dirigido por Laine Milan. A produção da TVi - Televisão e Cinema contou com os nomes de Araci Esteves e de Homero Kossac.

Ela, sucesso no cinema do sul do país - e ele, ícone dos primórdios da televisão no país. A história fala de um casal de idosos que decide algo inédito: evitar a dor da viuvez, por meio do ensaio dela. Curta premiado pela Fundação Catarinense de Cultura e rodado em Florianópolis.

Nem o céu nem a terra (2005): Curta-metragem que conta a historia de Alex, menino de rua de 11 anos e sua amiga Paula, de 10 anos, que lutam para sobreviver a realidade do abandono e da violência.

O filme aborda a realidade das ruas de uma forma diferenciada, inserindo as crianças em um contexto de sonhos e fantasia, transportados para o voo sem rumo de uma pandorga (pipa).

Alex se entrega a esse sonho de liberdade enquanto o irmão busca nas drogas um meio de sobrevivência contra a realidade vivida na favela.

Paula representa o equilíbrio e através da arte ela consegue sobreviver a dura realidade das ruas. Roteiro e Direção de Isabela Hoffmann

O Cinecapela realiza 11 exibições ao longo do ano de 2025, cada uma com curadoria que conecta os filmes por temas e contextos históricos.

A programação inclui desde clássicos até produções contemporâneas, com destaque para obras que retratam a história e cultura do Brasil e de Santa Catarina.

O projeto é vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2024 da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa-Catarina, e conta com apoio do coletivo artístico Recinto.

Expediente
O quê: Sessão de curta-metragens catarinenses no Cinecapela
Quando: Domingo, 14 de dezembro de 2025, às 19h
Onde: Antigo Seminário Diocesano — Av. Papa João XXIII, Bairro Petrópolis, Lages (SC)
Entrada: Gratuita (80 lugares).

Cinecapela exibe curta-metragens catarinenses em dezembro Anterior

Cinecapela exibe curta-metragens catarinenses em dezembro

Luzes da decoração natalina são acesas em Lages Próximo

Luzes da decoração natalina são acesas em Lages

Deixe seu comentário