<
Papel e Embalagem

Irani comunica sucessão na presidência

Odivan Cargnin, atual Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores, assumirá como Presidente da empresa

A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, comunicou, na quarta-feira (3), um importante movimento na gestão da empresa, em conexão com os seus desafios estratégicos.

O atual diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores, Odivan Cargnin, assume como presidente da empresa, sucedendo a Sérgio Ribas.

O movimento é planejado e estruturado como parte do processo de sucessão da Irani e passa a valer a partir de 1° de janeiro de 2026.

Odivan Cargnin está há 30 anos na Irani e atuou 21 anos como diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores. Participou de forma ativa, junto aos demais diretores, e nos últimos oito anos sob a liderança do Sérgio, dos principais movimentos estratégicos da empresa, incluindo projetos de crescimento orgânico, M&As, reestruturações, o re-IPO realizado em 2020 e, recentemente, a execução dos investimentos do projeto Gaia. Cargnin é advogado e contador, pós-graduado em Contabilidade, Custos e Controladoria.

“Agradeço à Irani, aos nossos mais de dois mil colaboradores e, especialmente, ao Conselho de Administração, pela confiança para assumir esta posição e suceder a gestão do Sérgio. Estou na Irani há 30 anos, comecei minha carreira corporativa aqui, e estou seguro de que tenho muito a entregar nesta nova função. A Irani é uma empresa única, com cultura diferenciada, pessoas excepcionais e pronta para ocupar um lugar ainda mais relevante no setor de embalagens sustentáveis, especialmente neste novo momento que o mundo vive”, reforça Cargnin.

A partir de janeiro de 2026, Odivan acumulará, temporariamente, o cargo de presidente e diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores.

Legado de transformações importantes para a Irani

Sérgio Ribas ingressou na Irani em 2004 e teve um importante papel em evoluções significativas da companhia, principalmente em relação à cultura corporativa e aos processos de gestão.   

O Conselho de Administração da Irani agradece a dedicação e relevante contribuição de Sérgio nos 21 anos em que atuou como diretor estatutário e, sobretudo, nos oito anos em que esteve à frente da presidência, quando liderou projetos transformacionais na construção de um legado para as gerações futuras.   

Sérgio permanecerá na companhia como assessor especial do Conselho de Administração até abril de 2026, para apoiar a transição.

Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade.

Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Irani comunica sucessão na presidência Anterior

Irani comunica sucessão na presidência

Da lavoura ao combustível de avião: carinata avança em Campos Novos Próximo

Da lavoura ao combustível de avião: carinata avança em Campos Novos

Deixe seu comentário