Reunião técnica avança debate sobre soluções para os trechos críticos |
A Associação Empresarial de Lages sediou, na manhã de segunda-feira, 1º de dezembro, mais uma reunião técnica promovida pelo Ministério Público Federal.
O encontro reuniu representantes federais, municipais e lideranças locais para discutir uma das pautas mais importantes para a segurança e a mobilidade da Serra Catarinense: a elaboração dos projetos básicos de engenharia da BR-282.
O encontro foi conduzido pelo procurador da República em Lages, Nazareno Jorgealém Wolff, que destacou a relevância do tema e a necessidade de soluções conjuntas para problemas que há anos impactam a trafegabilidade e a segurança da região.
A partir de um diagnóstico preliminar apresentado pelo DNIT e pela empresa Engeplus, responsável pelos estudos contratados, foram debatidas alternativas para melhorar a fluidez do tráfego, reduzir riscos e preparar a rodovia para o crescimento projetado da região.
Entre os pontos centrais, destacou-se a proposta inicial de um trevo completo na interseção entre a BR-282 e a BR-116, solução considerada a mais adequada para um dos trechos mais críticos da malha viária.
O projeto, no entanto, exigiria ampliação da faixa de domínio e novas desapropriações. Também entrou em discussão a possibilidade de uma rotatória alongada em frente à Cervejaria Eiswasser, como alternativa para melhorar o acesso às empresas e bairros próximos.
A prefeita Carmen Zanotto reforçou a urgência das intervenções, lembrando que os trechos analisados representam riscos diários para motoristas e pedestres.
Ela destacou, ainda, a importância de considerar o crescimento urbano do bairro Santa Mônica e o impacto das marginais no fluxo.
O presidente da ACIL, Antonio Wiggers, defendeu uma visão de longo prazo, incluindo a possibilidade de duplicação da BR-282 até o acesso ao Salto Caveiras, ponto que também foi debatido, com alternativas como um trevo alemão canalizado.
O supervisor do DNIT, Enio Jacobos Spieker, e o analista de infraestrutura, Alexandre de Oliveira, reafirmaram o compromisso de concluir os estudos e destacaram que as decisões serão alinhadas com a ANTT e a concessionária Arteris para evitar sobreposição de projetos e garantir a adoção do modelo mais eficiente.
Ao encerrar o encontro, o procurador da República ressaltou a importância de soluções eficazes e integradas para a região e anunciou que novas reuniões ocorrerão ao longo de 2026.
Em março, a Engeplus deverá apresentar esboços consolidados dos projetos referentes aos três trechos em análise: interseção entre BR-116 e BR-282; rótula em frente à Cervejaria; e acesso ao Salto Caveiras.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, e de Obras, Cleber Machado Arruda; a procuradora do Município, Rosane de Oliveira; o diretor de Engenharia e Sinalização de Trânsito, Ricardo Fonseca Nerbass; o chefe da Polícia Rodoviária Federal em Lages, Carlos Magno Júnior; o coordenador Regional de Infraestrutura no Planalto Catarinense, José Ricardo Costa; o presidente da CDL Lages, Celio Bueno; os representantes da Engeplus, Gustavo Pietrowski Mendes (arquiteto), Luiz Felipe Streppel Fossati (engenheiro civil) e Natan Silva (engenheiro civil); e o representante da Associação de Moradores do Distrito do Salto Caveiras, Sauro Tadeu dos Reis.


Deixe seu comentário