<
Cerro Negro

Aberta a temporada de colheita de pitayas na Serra Catarinense

Foi aberta, oficialmente, na tarde de quinta-feira (05), a temporada de colheita da pitaya na Serra Catarinense. O fruto vem se consolidando como alternativa de fortalecimento da agricultura familiar e também como produto indutor do turismo regional. A solenidade ocorreu na localidade de Barra do Salto, no município de Cerro Negro.

Durante o evento, o presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, destacou a importância da pitaya para a diversificação da produção agrícola e para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

“A pitaya está se consolidando como um produto de fortalecimento da agricultura familiar, assim como a maçã na região de São Joaquim e os pequenos frutos em Otacílio Costa. É dessa união entre os prefeitos, das parcerias com o setor público e o Governo do Estado, que avançamos para promover o turismo de forma sustentável em toda a Serra Catarinense”, afirmou Baldessar.

Na ocasião, o presidente da Amures agradeceu à secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e pediu que levasse ao governador Jorginho Mello a mensagem de gratidão pelo apoio do governo aos municípios da região.

Participaram da cerimônia os prefeitos de Cerro Negro, Adelar de Morais; de Anita Garibaldi, Henrique Menegazzo; de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Abdon Batista, Lucimar Salmória; de Celso Ramos, Alecsandro Pelozatto (Kinho); e de Brunópolis, Tânia Bortolini. Durante o ato, foi descerrada a fita inaugural, marcando oficialmente a abertura da colheita na propriedade do produtor Ademir do Prado.

Também prestigiaram o evento a assessora especial da Casa Civil na Serra Catarinense, Fernanda Córdova; empresários como o supermercadista Jackson Martendal; o presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense, Valdir Della Gustina; assessores parlamentares e representantes de diversos municípios. Segundo o produtor Ademir do Prado, a expectativa para esta safra é de aproximadamente oito toneladas de pitayas, de diferentes variedades cultivadas na propriedade.

Em sua fala, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a relevância da pitaya como produto turístico. “Esse fruto se associa a outros produtos da Serra Catarinense que formam a matriz econômica do turismo. Parabenizo o empresário Ademir do Prado pela iniciativa. Eventos como esse ajudam a promover a Serra Catarinense como destino turístico”, destacou.

Catiane Seif visita vinícola Abreu Garcia e sítio arqueológico de Casas Subterrâneas

Cumprindo agenda na Serra Catarinense, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, pernoitou na Pousada RM, em Abdon Batista, e na manhã desta sexta-feira (06) visitou a vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. Esta foi a primeira vez que a vinícola recebeu uma secretária de Estado do Turismo.

A recepção foi conduzida pelo enólogo Leonardo Ferrari e contou com a presença das prefeitas de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Correia Pinto, Lucia Ortiz; de Brunópolis, Tânia Bortolini; além do prefeito em exercício de Ponte Alta, Lauri Antunes da Silva.

No período da tarde, após almoço na Fazenda Senhor do Bom Fim, considerada a maior hospedaria de São José do Cerrito, a secretária visitou um dos sítios arqueológicos de Casas Subterrâneas, na localidade de Rincão dos Albinos, importante patrimônio histórico e cultural da região.

A comitiva foi ampliada com a participação dos prefeitos de Urubici, Leandro Corrêa; de Lages, Carmen Zanotto; de Rio Rufino, Ademar Sartor; e de Cerro Negro, Adelar de Morais. Durante o encontro com a secretária, os gestores tiveram a oportunidade de apresentar demandas e dialogar sobre ações para o fortalecimento do turismo regional.

Fotos: Onéris Lopes/Amures

Avança negociação para construção de novo hospital Anterior

Avança negociação para construção de novo hospital

São Joaquim projeta safra de maçã acima de 440 mil toneladas Próximo

São Joaquim projeta safra de maçã acima de 440 mil toneladas

Deixe seu comentário