Prefeitura presta atendimento a nove bairros atingidos por chuva no final de semana |
Foi aberta, oficialmente, na tarde de quinta-feira (05), a temporada de colheita da pitaya na Serra Catarinense. O fruto vem se consolidando como alternativa de fortalecimento da agricultura familiar e também como produto indutor do turismo regional. A solenidade ocorreu na localidade de Barra do Salto, no município de Cerro Negro.
Durante o evento, o presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, destacou a importância da pitaya para a diversificação da produção agrícola e para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.
“A pitaya está se consolidando como um produto de fortalecimento da agricultura familiar, assim como a maçã na região de São Joaquim e os pequenos frutos em Otacílio Costa. É dessa união entre os prefeitos, das parcerias com o setor público e o Governo do Estado, que avançamos para promover o turismo de forma sustentável em toda a Serra Catarinense”, afirmou Baldessar.
Na ocasião, o presidente da Amures agradeceu à secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e pediu que levasse ao governador Jorginho Mello a mensagem de gratidão pelo apoio do governo aos municípios da região.
Participaram da cerimônia os prefeitos de Cerro Negro, Adelar de Morais; de Anita Garibaldi, Henrique Menegazzo; de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Abdon Batista, Lucimar Salmória; de Celso Ramos, Alecsandro Pelozatto (Kinho); e de Brunópolis, Tânia Bortolini. Durante o ato, foi descerrada a fita inaugural, marcando oficialmente a abertura da colheita na propriedade do produtor Ademir do Prado.
Também prestigiaram o evento a assessora especial da Casa Civil na Serra Catarinense, Fernanda Córdova; empresários como o supermercadista Jackson Martendal; o presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense, Valdir Della Gustina; assessores parlamentares e representantes de diversos municípios. Segundo o produtor Ademir do Prado, a expectativa para esta safra é de aproximadamente oito toneladas de pitayas, de diferentes variedades cultivadas na propriedade.
Em sua fala, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a relevância da pitaya como produto turístico. “Esse fruto se associa a outros produtos da Serra Catarinense que formam a matriz econômica do turismo. Parabenizo o empresário Ademir do Prado pela iniciativa. Eventos como esse ajudam a promover a Serra Catarinense como destino turístico”, destacou.
Catiane Seif visita vinícola Abreu Garcia e sítio arqueológico de Casas Subterrâneas
Cumprindo agenda na Serra Catarinense, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, pernoitou na Pousada RM, em Abdon Batista, e na manhã desta sexta-feira (06) visitou a vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. Esta foi a primeira vez que a vinícola recebeu uma secretária de Estado do Turismo.
A recepção foi conduzida pelo enólogo Leonardo Ferrari e contou com a presença das prefeitas de São José do Cerrito, Tainara Raitz; de Correia Pinto, Lucia Ortiz; de Brunópolis, Tânia Bortolini; além do prefeito em exercício de Ponte Alta, Lauri Antunes da Silva.
No período da tarde, após almoço na Fazenda Senhor do Bom Fim, considerada a maior hospedaria de São José do Cerrito, a secretária visitou um dos sítios arqueológicos de Casas Subterrâneas, na localidade de Rincão dos Albinos, importante patrimônio histórico e cultural da região.
A comitiva foi ampliada com a participação dos prefeitos de Urubici, Leandro Corrêa; de Lages, Carmen Zanotto; de Rio Rufino, Ademar Sartor; e de Cerro Negro, Adelar de Morais. Durante o encontro com a secretária, os gestores tiveram a oportunidade de apresentar demandas e dialogar sobre ações para o fortalecimento do turismo regional.
Fotos: Onéris Lopes/Amures
Deixe seu comentário