Engenheira de Urupema é a única catarinense aprovada em concurso da Polícia Federal |
Com o início da safra da maçã, a Prefeitura de São Joaquim, por meio da Secretaria Municipal de Obras, intensificou os trabalhos de manutenção e melhorias nas estradas do interior, garantindo condições de tráfego e segurança para o escoamento da produção agrícola, principal motor da economia do município.
Ao todo, São Joaquim possui cerca de 2.500 quilômetros de estradas rurais, que recebem atenção constante das equipes da Secretaria de Obras.
Neste momento, os trabalhos estão concentrados em diversas localidades do interior, entre elas São João de Pelotas, Estância do Meio, Fundos dos Fernandes, Sumidouro, Morro Grande e Kadete, onde são realizados serviços de patrolamento, cascalhamento, drenagem e recuperação de trechos críticos.
Além das ações atuais, a prefeitura vem investindo de forma contínua na melhoria da infraestrutura viária. No ano passado, em pontos considerados críticos, foram realizados alargamentos de estradas e construção de bueiros, especialmente em trechos estreitos que dificultavam o tráfego de caminhões e máquinas agrícolas durante o período de colheita.
Novas máquinas
Para reforçar a capacidade de atendimento no interior, o município adquiriu, no último ano, seis novas máquinas, sendo três caminhões caçamba, uma retroescavadeira, um rolo compactador e uma motoniveladora.
As compras foram viabilizadas por meio de recursos do Governo do Estado, emendas parlamentares e investimentos com recursos próprios do município, ampliando significativamente a estrutura de trabalho da Secretaria de Obras.
As melhorias nas estradas rurais são fundamentais para assegurar o transporte da safra, reduzir custos aos produtores e oferecer mais segurança a quem vive e trabalha no interior.
Frutos sensíveis
Depois de colhidas, as maçãs são transportadas em caixas de madeira. Estradas em condições de trafegabilidade impedem que os frutos se movimentem e batem uns nos outros, o que provocaria danos, perdas de qualidade e, por consequência, de preço.
Além de ser o maior produtor nacional, São Joaquim e outros municípios da Serra Catarinense se destacam pela qualidade superior dos frutos.
Fotos: Dionata Costa

Deixe seu comentário