<
Lages

Blocos tomam avenida e abrem o Carnaval de Rua

Desfiles desta sexta-feira (6 de fevereiro) reuniram grande público no bairro Universitário e marcaram o início da folia; programação continua neste sábado (7 de fevereiro) com as escolas de samba na avenida

Os blocos carnavalescos abriram oficialmente o Carnaval de Rua de Lages na noite desta sexta-feira (6 de fevereiro), levando música, cores e animação para a rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário. 

O grande público presente acompanhou a passagem dos seis blocos que transformaram o entorno da Praça do CEU/Estação Cidadania em uma grande folia, com muita música e animação dos componentes dos blocos.

Desfilaram o Bloco da Família Lima, Bloco dos Beiçudos, Bloco do Manequinha, Tenda do Batuque, Bloco do Pé e Bloco dos Gregas. A abertura da programação foi marcada pela participação das famílias e pelo clima de confraternização que tomou conta da avenida logo no primeiro dia de festa.

A prefeita Carmen Zanotto acompanhou a abertura do evento. “O Carnaval de 2026 é uma grande celebração, marcada pela harmonia, pela colaboração e pelo respeito de todos que passam pela avenida e de quem vem prestigiar a festa. Agradeço às autoridades, às forças de segurança, à Liga das Escolas de Samba e a todos os envolvidos na organização deste Carnaval. Sejam todos muito bem-vindos ao Carnaval de Rua de Lages 2026.”


Personagens da folia que dão vida ao Carnaval

Além dos desfiles, o Carnaval de Rua é construído por personagens que mantêm viva a tradição: integrantes de blocos, ritmistas, organizadores, costureiras, músicos e foliões que, ano após ano, ajudam a escrever a história da festa. São essas pessoas que estarão em destaque ao longo da programação e que representam a essência do Carnaval lageano.

O jornalista e estudante de Odontologia, Diony Sousa, que tem o Carnaval como parte da sua história de vida, desfilou nesta sexta-feira ao lado da mãe e do irmão e destacou a relação familiar construída a partir da festa.

“O Carnaval sempre esteve muito presente na minha vida. Eu cresci com a minha casa cheia nessa época do ano, com fantasias, purpurina, brilho, muito brilho. Tudo isso faz parte da minha história. Depois de mais de 20 anos, voltar a desfilar ao lado da minha mãe tem um significado enorme. É reconhecer o quanto o Carnaval construiu a história da nossa família. Os meus melhores momentos de infância estão ligados a essa festa, e para ela também. Hoje, meu irmão estava na bateria, onde também cresceu desde criança. Minha irmã não pôde estar presente, mas acompanhou tudo, filmando. É uma felicidade imensa, difícil de descrever.”, relata. 


Escolas de samba desfilam neste sábado

A programação do Carnaval de Rua de Lages continua neste sábado (7 de fevereiro), também a partir das 20h, com os desfiles das escolas de samba. 

Entram na avenida, nesta ordem, Princesa Isabel, 7 de Setembro, Acadêmicos da Brusque, Leões da Serra, Protegidos de São Carlos e Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca), que encerra a noite.

“A noite desta sexta mostrou a força do nosso Carnaval de Rua. Agora, o convite é para que a população volte à avenida neste sábado e prestigie o desfile das escolas de samba, que preparam um grande espetáculo para encerrar a programação”, convida a superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto.

O Carnaval de Rua 2026 é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Lages (Liesla), com convênio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lages, via Fundação Cultural de Lages (FCL).

Fotos: Fábio Pavan

Escolas de Samba encerram Carnaval de Rua de Lages 2026 Anterior

Escolas de Samba encerram Carnaval de Rua de Lages 2026

Blocos carnavalescos abrem folia do Carnaval de Lages Próximo

Blocos carnavalescos abrem folia do Carnaval de Lages

Deixe seu comentário