Delegado-Geral apresenta resultados e avanços da corporação |
Os avanços alcançados pela Polícia Civil de Santa Catarina nos últimos anos foram apresentados pelo delegado geral, Ulisses Gabriel, em uma reunião realizada com empresários na Associação Empresarial de Lages (ACIL) na tarde desta quinta-feira, 12 de novembro.
O encontro revelou um panorama com grandes investimentos, inovação tecnológica e resultados expressivos no combate ao crime e na valorização dos servidores.
Santa Catarina é reconhecida hoje como o estado mais seguro do Brasil e uma referência internacional. Segundo o delegado-geral, a Polícia Civil mantém uma taxa de resolução de homicídios próxima a 80%, índice comparável ao de países como Canadá e Holanda.
Diversos fatores contribuem para essa reputação como investimentos em tecnologia, parcerias com instituições de outros países, capacitação dos policiais e intercâmbios com departamentos de polícia de outros países, como o Colorado e Texas, nos Estados Unidos.
Os resultados operacionais reforçam o desempenho da corporação: até outubro de 2025, foram realizadas 1.298 operações policiais, com mais de 1 milhão de boletins de ocorrência e 6.811 mandados de busca e apreensão.
Além dos números, o delegado ressaltou as ações voltadas à valorização profissional, como o reajuste do vale-alimentação, indenização de uniformes, ampliação do atendimento psicológico e a autorização para concurso público com 300 novas vagas.
A reestruturação das Delegacias de Proteção à Criança, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) representa um avanço expressivo na ampliação e qualificação do atendimento às populações vulneráveis
Ao todo, serão instaladas 26 novas unidades em Santa Catarina, fortalecendo a atuação da Polícia Civil em todo o estado. O novo modelo prevê que municípios com mais de 150 mil e menos de 300 mil habitantes passem a contar com duas delegacias especializadas, a DP de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a DP de Proteção à Mulher e ao Idoso (DPMI).
Já nas cidades com mais de 300 mil habitantes, será implantada também a DP do Adolescente Infrator (DAI), totalizando três delegacias especializadas dedicadas à proteção e à defesa dos direitos humanos.

Com relação aos investimentos realizados entre 2023 e 2025, o delegado-geral informou que ultrapassaram os R$ 97 milhões, aplicados na modernização da estrutura, aquisição de viaturas e equipamentos, reformas de unidades e implantação de novas tecnologias.
Somente nesse período, foram entregues 540 novas viaturas, mais de 2 mil coletes balísticos e 1.300 novos equipamentos de informática, reforçando a atuação em todas as regiões do Estado.
Gabriel ressaltou que a instituição vive um momento de transformação administrativa e operacional, com foco na eficiência e na inovação.
Citou como exemplo, o projeto IP Digital, por exemplo, está digitalizando os inquéritos policiais em todo o estado, tornando os processos mais ágeis, sustentáveis e transparentes.
Ao encerrar o encontro, Ulisses Gabriel reforçou o compromisso da Polícia Civil com a transparência e a eficiência. “Nosso foco é oferecer resultados concretos à população catarinense, com uma gestão moderna, eficiente e humana”, afirmou.


Deixe seu comentário