<
Santa Catarina

Pequenos negócios são responsáveis por 74% das vagas de emprego geradas em 2025

  • Foto: Marcio Nagano

Estado encerrou o ano com saldo positivo de 59 mil novos postos de trabalho; setor de Serviços e região da Foz do Itajaí lideram o desempenho das micro e pequenas empresas

Santa Catarina encerrou o ano de 2025 com um saldo positivo de 59.184 empregos formais, confirmando a resiliência da economia estadual mesmo diante de um cenário de ajustes sazonais. 

O grande destaque do ano foi, mais uma vez, a força do empreendedorismo, com as micro e pequenas empresas (MPEs) responsáveis pela criação de 43.668 novas vagas, o que representa 73,8% de todo o saldo de empregos gerados no estado.

Segundo análise do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, com base nos dados do Caged, os pequenos negócios mantiveram saldo positivo de empregos na maior parte de 2025, com destaque para o primeiro semestre, quando a média mensal do saldo de empregos ficou em torno de 8 mil vínculos. 

No segundo semestre, o ritmo de contratações foi mais moderado, com setembro se destacando como mês positivo, em preparação para a maior demanda do fim do ano. Em dezembro, houve queda natural nas contratações, associada ao ajuste sazonal do mercado de trabalho.

Setores e atividades em destaque​
Na análise setorial, o setor de Serviços liderou a geração de empregos ao longo do ano, com os pequenos negócios respondendo por 24,3 mil vagas, o equivalente a 62,7% do saldo do setor. 

No Comércio, a participação das MPEs foi ainda mais significativa, concentrando 10.607 vagas; 88,5% do total gerado na atividade.

O desempenho dos pequenos negócios também se destacou na Construção Civil. Embora o saldo total do setor tenha sido de 3.689 vagas, as MPEs foram responsáveis por 4.929 postos de trabalho, o que representa 133,7% do saldo do setor, compensando as perdas registradas por médias e grandes empresas.

Entre as atividades econômicas que mais impulsionaram as contratações nas micro e pequenas empresas em 2025, destacam-se as atividades de publicidade (+4.357 vagas), supermercados e hipermercados (+3.318) e transporte rodoviário de carga (+1.974).

Desempenho regional
O levantamento aponta que o saldo anual das micro e pequenas empresas foi positivo em todas as regiões de Santa Catarina. A Foz do Itajaí apresentou desempenho expressivo, com 11.021 vagas geradas pelas MPEs, o que corresponde a 96,5% do saldo regional, seguida pela Grande Florianópolis (10.942 vagas; 65,8%) e pelo Norte (6.477 vagas; 96,8%).

Esse protagonismo das micro e pequenas empresas também se manifesta em regiões com menor volume absoluto de geração de empregos. Na Serra, as MPEs responderam por 63,2% do saldo regional (+786 vagas), enquanto em Extremo Oeste concentraram 66,1% das vagas geradas em 2025 (+1.353).

“Os números de 2025 reforçam, mais uma vez, o papel central das micro e pequenas empresas na sustentação do mercado de trabalho catarinense”, destaca Roberto Philippi Fullgraf, gerente de Gestão Estratégica do Sebrae/SC.

Pequenos negócios são responsáveis por 74% das vagas de emprego geradas em 2025 Anterior

Pequenos negócios são responsáveis por 74% das vagas de emprego geradas em 2025

Segunda semana de fevereiro inicia com mais de 340 vagas de trabalho Próximo

Segunda semana de fevereiro inicia com mais de 340 vagas de trabalho

Deixe seu comentário