Sebrae/SC traz a Lages a palestra “Lições de um Campeão”, com o ex-craque da Seleção Brasileira |
Combustíveis sustentáveis e a evolução da cultura dos pomares de Oliveiras serão temas de palestras
O SEMIARE será realizado até o dia 10 de outubro, no Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC (CAV/UDESC)
O Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo – SEMIARE 2025 – entra no seu segundo dia de palestras. Os portugueses, Victor Madeira e Justino Sobreiro, irão falar sobre combustíveis sustentáveis e a evolução da cultura dos pomares de Oliveiras na região do Alentejo, em Portugal.
Conheça um pouco mais dos palestrantes
Empresário Victor Madeira, CEO do Grupo INOGÁS/MVPgás, que atua no setor de petróleo e gás em Portugal. Formado em Solicitadoria/Direito pelo Instituto Politécnico de Beja, possui ainda Mestrado em Direito e Gestão pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
No evento em Lages, Victor representará a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e a Associação de Agricultores do Sul de Portugal. Estas são instituições de grande relevância para o desenvolvimento econômico da região portuguesa do Alentejo.
Sua palestra terá como tema “Empreender no Agronegócio e Contribuir para Combustíveis mais Sustentáveis”, abordando a integração entre inovação no campo e soluções energéticas voltadas à sustentabilidade.

Prof. Justino Sobreiro, doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Gestão Integrada de Pragas e licenciatura em Fitotecnia.
Atualmente, é professor na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja - IPBeja e pesquisador no Centro de Investigação Científica e Tecnológica em Sistema Terrestre e Energia. Justino Sobreiro possui vasta experiência no setor privado, atuando como consultor de campo para empresas portuguesas. No SEMIARE ele apresentará a palestra “Evolução dos Pomares de Oliveira no Alentejo: um case de sucesso empresarial”.
Esta será a oportunidade para compartilhar experiências e estratégias que transformaram a produção olivícola na região portuguesa e que podem ser uma inspiração para o Brasil.
O SEMIARE 2025 será realizado até o dia 10 de outubro, no Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC (CAV/UDESC) e é promovido pelo Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo – LIDERE (IFSC / IPBeja / Orion Parque Tecnológico).

Mais informações: www.lidere.pt/semiare.
Deixe seu comentário