<
logo RCN
OAB/SC

Assegurada defesa em tempo real em julgamentos virtuais no TJSC

A OAB/SC obteve uma relevante conquista para a cidadania: o direito das partes de solicitarem julgamento presencial e do advogado falar em tempo real durante as sessões de julgamento virtuais na justiça estadual.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) regulamentou normativa do Conselho Nacional de Justiça que colocava isso em risco, por prever o envio prévio de vídeo com a sustentação oral, antes do julgamento, e atendeu o pleito da Seccional.

“Quando a advocacia fala no julgamento é em nome do cidadão, e esse é um direito irrenunciável, pois muitas vezes é a última oportunidade que ele tem de falar nos autos em relação ao seu processo, permitindo questionamentos e esclarecimentos em tempo real”, explica o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli. Na prática, isso garante o contraditório, a ampla defesa do representado e a participação democrática no processo judicial.

Mandelli e o diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual, Adriano Tavares, acompanharam a sessão de votação no Órgão Especial do TJSC sobre a Resolução nº 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente da Seccional já havia apresentado suas ponderações ao Judiciário catarinense sobre os possíveis impactos da Resolução.

“Destacamos a postura aberta e colaborativa do Tribunal de Justiça na construção de soluções que reforçam a segurança jurídica e respeitam as prerrogativas da advocacia, com reflexos na defesa dos cidadãos. Houve escuta e diálogo. O Tribunal aperfeiçoou o texto, garantindo que o pedido de destaque para julgamento presencial ou híbrido seja assegurado de forma objetiva, e que a sustentação oral em tempo real esteja garantida nos casos previstos em lei”, destaca Mandelli.

“Ao permitir que cada tribunal defina suas próprias regras — incluindo o destaque automático — cria-se uma jurisdição mais adaptada à realidade local, evitando insegurança e retrocessos institucionais. Esse foi o entendimento adotado pelo CNJ ao modular a norma com o apoio da OAB”, complementou Adriano Tavares, responsável pelo relacionamento da OAB/SC com a Justiça Estadual.
Fotos: Eduardo Tarasca

Assegurada defesa em tempo real em julgamentos virtuais no TJSC Anterior

Assegurada defesa em tempo real em julgamentos virtuais no TJSC

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres começa em 1º de agosto Próximo

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres começa em 1º de agosto

Deixe seu comentário