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Em coletiva

Empresa de Joinville assume a coleta de lixo em Lages

Em coletiva de imprensa, a prefeita Carmen Zanotto informou que o contrato com a CTA, que era a concessionária da coleta do lixo na cidade, foi rescindido, mas que o serviço teria continuidade imediata

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, anunciou, na manhã de sexta-feira (7), a rescisão do contrato com a empresa CTA Empreendimentos, responsável até então pela coleta de lixo urbano no município. A decisão foi tomada após sucessivas notificações e o agravamento dos problemas no serviço, que vinham gerando acúmulo de resíduos em diversos bairros da cidade.

Segundo a prefeita, a empresa optou por encerrar antecipadamente o contrato, que teria vigência até o dia 10 de dezembro deste ano.

 “Ela [a CTA] já havia comunicado à prefeitura que não tinha mais interesse em renovar o contrato. A situação se agravou nas últimas semanas, com paralisação de serviços e condições precárias de trabalho e de segurança para os funcionários.”

Com o rompimento formalizado na noite de quinta-feira (6), a prefeitura firmou, em regime emergencial, um novo contrato com a empresa Ambiental, de Joinville, que já atua em municípios de porte semelhante ao de Lages.

O contrato terá validade máxima de um ano, garantiu a prefeita, período em que será elaborado um novo processo licitatório para regularizar a prestação do serviço de forma definitiva.

De acordo com Carmen Zanotto, as equipes e caminhões da Ambiental chegariam a Lages ainda na manhã de sexta-feira, e a previsão é de que a coleta seja retomada integralmente, de forma imediata.

A empresa iniciará as operações com nove caminhões, que percorrerão seis rotas regulares. A frota será reforçada por dois veículos reservas e um caminhão de menor porte para áreas de difícil acesso.

“Não temos mais condições de aceitar o que vinha acontecendo. Os veículos da empresa anterior estavam em péssimo estado, colocando em risco trabalhadores e a população. Agora teremos caminhões novos e coleta regularizada”, destacou a prefeita.

Durante o período crítico, a prefeitura mobilizou equipes próprias da Secretaria de Obras e da Secretaria de Serviços Públicos para auxiliar no recolhimento do lixo acumulado. Carmen agradeceu o empenho dos servidores e disse que a continuidade da coleta está garantida a partir de agora.

O valor contratado com a Ambiental é de R$ 349,23 por tonelada, o menor entre seis propostas apresentadas, e representa um acréscimo em relação aos R$ 281,07 cobrados anteriormente pela CTA.

A prefeita também recomendou que a nova empresa aproveite os trabalhadores locais que já atuavam no serviço, “na medida do possível”, para garantir continuidade e preservar os empregos.

Por fim, reforçou o pedido de compreensão da população e informou que as rotas e horários da coleta permanecerão os mesmos, podendo sofrer ajustes conforme avaliação técnica da nova empresa.

“O mais importante é restabelecer o serviço com qualidade e segurança. A coleta volta a acontecer de forma continuada, sem interrupções”, concluiu a prefeita.

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