Agricultores da Serra Catarinense participaram, na última semana, de uma oficina de desenvolvimento oferecida pela Rede de Trilhas de Longo Curso de Santa Catarina.
A capacitação que aconteceu no dia 5, em São Joaquim, e faz parte do plano de criação da Rota de Sustentabilidade do Pinhão.
A oficina teve como objetivo apresentar o que é uma trilha de longo curso, a construção coletiva de um roteiro da trilha e a importância do turismo sustentável para a conservação ambiental, preservação cultural e histórica, recreação e lazer. Essa é a primeira de uma série de capacitações que serão oferecidas pela Rede Trilhas SC.
A iniciativa busca desenvolver e implementar aprendizados sobre a sustentabilidade para a Rota do Pinhão, como manejo, plantio, colheita, cultura, turismo rural, gastronomia, crescimento coletivo e natureza conectados, a fim de incluir práticas sustentáveis ao longo do percurso.
Parceria
A Câmara Técnica de Meio Ambiente realizou, em dezembro de 2024, uma reunião para debater o tema. Na ocasião, foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a Rede Brasileira de Trilhas e o Sindicato Rural Familiar da região de São Joaquim, com o objetivo de criar a Rota de Sustentabilidade do Pinhão.
O percurso passa por propriedades rurais de São Joaquim e de Bom Jardim da Serra ligadas ao Sindicato, partindo do Parque Nacional de São Joaquim. A Rede Trilhas de Santa Catarina esteve presente para falar sobre a Governança da Rede Brasileira de Trilhas no Estado de Santa Catarina.
Essa ação conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Centro Vianei, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sindicato Rural Familiar de São Joaquim e região (Sintraf) e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).
Fonte: Rede de Trilhas SC
Deixe seu comentário