<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Estão abertas as inscrições para o 18º Congresso de Educação de Lages

A Secretaria de Educação de Lages, abriu as inscrições para a 18ª edição do Congresso de Educação do Município de Lages. O tradicional evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho e terá transmissão pelo canal do Youtube da SMEL. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode se inscrever.

O congresso terá como tema “Ensino e humanização no contexto da educação pública". Contará com cinco conferências com renomados nomes do cenário nacional. Entre os palestrantes estão especialistas, mestres e doutoras em educação. A programação completa do congresso está disponível no site da SMEL.

Podem participar do evento profissionais da educação, estudantes de graduação e demais interessados, e os participantes terão direito a certificado. Os interessados podem se inscrever na página da Secretaria Municipal da Educação, por meio do link: https://sites.google.com/educacaolages.sc.gov.br/congresso-municipaldaeducacao/home


“Não adianta novas paisagens para quem tem velhos olhos”.

Gabriel Marcel


Problemas e possíveis soluções para as enchentes foram discutidos no Fórum de Drenagem Urbana de Lages

Aconteceu no auditório do Ministério Público, em Lages, o Fórum de Drenagem Urbana de Lages. No evento, foram apresentados os problemas e possíveis soluções relacionadas à drenagem urbana, além da formação de um grupo de trabalho para tratar das questões levantadas no encontro.

Segundo dados do Instituto Água e Saneamento, apenas 43,1% das vias públicas possuem redes ou canais pluviais subterrâneos, na área urbana, evidenciando a precariedade do sistema de drenagem urbana. Outro dado que chama a atenção é que 57,7% da população ainda não possui coleta de esgoto. A abordagem integrada dos componentes do saneamento básico é crucial para evitar problemas como água empoçada e destinação inadequada de resíduos sólidos, além das ligações irregulares de esgoto, que causam retorno dos esgotos à superfície durante chuvas fortes.

O promotor Alexandre Schmitt ressaltou que a drenagem urbana é um sistema de manejo projetado pelo poder público para coletar e escoar as águas da chuva para galerias e esgotos pluviais, direcionando-as a cursos hídricos capazes de recebê-las. “Este sistema é crucial no combate a enchentes, pois gerencia as águas pluviais, garantindo seu adequado escoamento e minimizando os riscos de inundações”, alertou ele.

Alexandre ainda apresentou o case de um parque linear implantado em Jaraguá do Sul, que foi construído para receber água das enchentes. “Os equipamentos públicos disponíveis no espaço são todos de concreto para que não sejam danificados e, após limpos, sejam perfeitamente reutilizados pela população. O parque linear inundado cumpre sua função, a água espraia e escoa, evitando alagamentos em outros pontos", explicou.


Artistas catarinenses podem participar de residência artística gratuita no CENA_DOC

Com o objetivo de promover uma imersão formativa em criação e produção em artes da cena, a companhia Cia La Vaca, de Florianópolis, abriu as inscrições gratuitas para o CENA_DOC Residência Artística e Incubadora de Projetos – 2ª edição. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho no site cenadoc.com.

Assim como na primeira edição do projeto, realizada em 2023, 10 propostas de artistas de Santa Catarina, que utilizam procedimentos documentais em suas concepções, serão selecionadas para uma imersão formativa de cinco dias, com carga horária de 40h, com artistas da La Vaca, em Florianópolis.

Os responsáveis pela La Vaca, Renato Turnes (diretor e ator) e Milena Moraes (atriz e produtora), acreditam que a capacitação de artistas na elaboração de projetos e em sua viabilização financeira é de extrema importância. Prova disso foi o resultado obtido no CENA_DOC do ano passado, dos 10 artistas participantes da Residência Artística e Incubadora de Projetos, cinco tiveram projetos aprovados em editais da Lei Paulo Gustavo.

"A La Vaca, que completa 15 anos de atuação, tanto regional como nacional, tem focado na multiplicação da sua pesquisa artística, pensando tanto na contribuição para o desenvolvimento de projetos de artistas catarinenses de teatro, como na promoção de parcerias entre as redes de criação do Estado", compartilham os responsáveis pela Companhia.

Turnes ressalta que as propostas inscritas para seleção no CENA_DOC Residência Artística e Incubadora de Projetos – 2ª edição devem apresentar ideias de projetos no campo do teatro e outras artes da cena (dança, circo e performance).

"Ideias, projetos e experiências artísticas no campo expandido do teatro documentário, teatros do real, dramaturgias da memória, performances documentais, auto escritas performativas, palestras-performance, auto ficções, biodramas, ou qualquer proposta singular que estabeleça diálogo com o campo documental de criação das artes da cena estão aptas a participar da residência e incubadora", ressalta Turnes.

A seleção deverá atender a critérios de regionalização, além de indutores sociais para pessoas com deficiência, negras, indígenas e LGBTQIAPN+. O resultado será divulgado em 5 de agosto de 2024. Além disso, todas as pessoas selecionadas receberão uma bolsa, a título de ajuda de custo, para participar dos encontros presenciais marcados para de 19 a 23 de agosto, no Teatro da Ubro e na Casa da Memória, no Centro de Florianópolis. No site é possível conferir todos os detalhes.


A Dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” traz a reflexão sobre temas como o racismo e a valorização da escola

Com personagens construídos com serragem, o espetáculo “A Dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” será apresentada gratuitamente em quatro instituições de ensino e entidades de Lages, na próxima semana.  A dramaturgia apresenta a história reinventada do Mestre Mimi, Miguel Antunes de Freitas. A peça tem classificação livre para todos os públicos e será traduzida em Libras, a língua brasileira de sinais. 

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, os alunos das escolas General José Pinto Sombra, Pedro Cândido, Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) e Irmandade Nossa Senhora das Graças poderão conhecer a história do Mestre Mimi. A trama inicia na infância, quando ele era agregado e peleava para chegar na escola. 

Adilson Freitas, o Grilo Brincante, responsável pelo espetáculo, conta que o trabalho possui uma estética de teatro popular de bonecos e tem por referência o Teatro de Mamulengo. “Para construir os bonecos, utilizamos a serragem, matéria-prima abundante na região da Serra Catarinense. Buscamos dar função e utilidade a esse produto e relacionar a algo tão importante que é a tradição oral e as vivências locais”, afirma ele.

Após as apresentações, haverá uma roda de conversa para discutir temas como o racismo e a valorização da escola. “O mestre Mimi tinha o sonho de estudar para ser mecânico, mas não conseguiu porque tinha que trabalhar. Queremos falar das oportunidades e a representação das pessoas pretas”, explica Adilson.

 

Festa Junina do Colégio Santa Rosa é sinônimo de sucesso!

Algumas imagens que mostram a alegria e o sucesso da tradicional Festa Junina do Colégio Santa Rosa de Lima. “Esta é uma das nossas maiores festas. Ficamos felizes ao receber as famílias e toda a comunidade escolar para festejar conosco o São João. Foi uma linda festa! Só temos a agradecer a presença de todos”, ressaltou o diretor Alderi Oldra.

 

Linda linda! A médica veterinária Amanda Pereira no dia do seu Sim! Produção maravilhosa da equipe do Salão Sandro Damião

 

O vovô Célio Vassen curtindo os festejos juninos junto da neta Alice

Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário