Pela primeira vez na história do sistema prisional catarinense, serão recambiados, em uma megaoperação da polícia penal, 50 internos oriundos do RS que não possuem nenhum processo em SC.
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), realizou na manhã de quinta-feira (5), a maior transferência de presos para outro estado, já registrada na história.
Foram transferidos 50 internos oriundos do RS e que não possuem nenhum processo em SC, mas que foram presos em nosso Estado por terem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul.
A SAP constrói há alguns meses essa transferência com o secretário de assuntos prisionais e socioeducativo do RS, para efetivar o retorno desses presos para aquele Estado. Essa ação auxiliará para desafogar o sistema prisional catarinense e na economia de dinheiro público.
“Para a garantia da ordem pública, a SAP e o Departamento Geral de Polícia Penal fizeram o planejamento desta operação de alta complexidade onde estão sendo empregados dois ônibus, seis viaturas ranger, 30 Policiais Penais das equipes especializadas, como o Serviço de Operações e Escolta (SOE), Grupo Tático de Intervenção (GTI) e canil. Teremos ainda o apoio de um helicóptero da PMSC que irá até Criciúma e um da PCSC que irá acompanhar até a unidade prisional no RS”, explica o secretário sobre a escolta de todo o trecho.
“Pela primeira vez na história do sistema prisional catarinense, serão recambiados em uma megaoperação da polícia penal, 50 internos oriundos do RS que não possuem nenhum processo em SC.
Foram presos em nosso Estado por terem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul. Vinha tratando deste assunto com o governador Jorginho Mello e com o secretário de assuntos prisionais e socioeducativo do RS, para efetivar o retorno”, explica o secretário de Administração Prisional, Carlos Alves.
Deixe seu comentário