Santa Catarina volta a registrar presença de fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste |
Evento ocorre de 13 a 15 de setembro, no pavilhão da Expoville
Estandes com artigos tradicionais, vestuário, atrações musicais e de artes marciais, oficinas gratuitas, concursos de cosplay e uma ampla área de gastronomia, com iguarias como sushi, tempura, guioza e yakisoba preparadas por restaurantes convidados, de São Paulo, Curitiba, Joinville e Florianópolis.
É uma amostra do que o público vai encontrar no 1º Sakura Matsuri Joinville, encontro dedicado à cultura japonesa marcado para o fim de semana de 13 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Expoville.
Todo o lucro obtido será destinado à criação do Parque Sakura Joinville, inspirado no conhecido Parque Sakura, de Frei Rogério, no Oeste catarinense.
A intenção é que o futuro parque venha a se tornar o centro de referência em cultura oriental no Norte de Santa Catarina. Os ingressos são gratuitos, disponíveis pela plataforma Sympla, onde estão disponíveis modalidades de participação para quem quiser participar contribuir com o projeto.
Fábio Martins, presidente da Associação Matusa Bujutsu, idealizadora do evento, e diretor do Instituto Arte Maior, informa que também está em andamento um sistema de doações via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com dedução no Imposto de Renda.
Entre as atrações, as presenças da Banda Elisios, de São Paulo, que promete trazer a energia dos animes e universos épicos retratados em filmes e seriados japoneses, e do cantor Ricardo Nakase, cover do japonês Mikawa Kenichi, que passeia por vários estilos, do pop ao “anime song” e ao “Okinawa song”.
Outra participação confirmada é a do grupo de danças folclóricas e tambores japoneses ShyuDaiko, de Joinville. Conhecidos em eventos de cultura oriental, a cantora Isa Toyota e o mestre de cerimônias Takeshi Nishimura virão a Joinville para compartilhar um pouco das tradições japonesas, como também a instrumentista Kiyo Kaito, com uma apresentação de música folclórica acompanhada pelo som clássico do Shamisen. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do evento, pelo instagram.
O que é sakura?
O nome sakura remete às cerejeiras que afloram no início da primavera, e, na tradição oriental, representam não apenas a beleza transitória da vida, mas também a renovação da natureza. Fábio Martins lembra que, para saudar a primavera, milhões de pessoas se reúnem em parques, templos e jardins por todo o Japão.
Deixe seu comentário