<
logo RCN
Protótipo Alpha

Urubici lança Câmaras Técnicas com foco na saúde, educação, social, infraestrutura e segurança

O município de Urubici, localizado na Serra Catarinense, avança na implementação do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 com a criação de câmaras técnicas nas áreas da saúde, educação, social, infraestrutura e segurança. Os integrantes, formados por especialistas, foram indicados durante a reunião do comitê gestor local, que aconteceu na última sexta-feira, 12 de junho. Este avanço valida oficialmente a composição das entidades que integrarão os grupos e estabelece os temas prioritários de atuação no município.

As Câmaras Técnicas atuarão, em princípio, em duas principais frentes: saúde, educação e desenvolvimento social; e infraestrutura e desenvolvimento econômico. Na primeira linha de ação, o foco será em projetos de conscientização e iniciativas voltadas para a família. Os membros deste grupo serão convidados ao longo do mês de julho e atuarão de forma voluntária junto ao Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0. Já a segunda trabalhará em programas de geração de empregos, preparação para oportunidades de trabalho e combate às drogas. Um destaque será a implementação de um sistema de videomonitoramento, com 10 câmeras já em fase de instalação no município.

A coordenadora operacional do projeto na região pela FACISC, Aline Nandi, destaca a importância desta reunião: "estamos comprometidos em fazer com que a comunidade se sinta mais segura, ligando o desenvolvimento econômico e social. Com as Câmaras Técnicas criadas aqui em Urubici e atuação de cerca de 40 voluntários junto ao projeto, vamos dar celeridade a um tema tão pertinente e importante na nossa região: a manutenção da Ordem Pública".

Aline lembra ainda que, neste mês de julho, um fórum será organizado para dar continuidade aos trabalhos que seguem em Urubici até fevereiro de 2025. “Com a estruturação do comitê local e a criação das câmaras técnicas, Urubici está caminhando na criação de novas metodologias para fortalecer a segurança e o desenvolvimento comunitário, proporcionando um ambiente mais seguro tanto para moradores quanto para turistas”, pontua ela.

O comandante da Polícia Militar de Urubici, 2° Sargento Vagner Goulart, reforça que o Protótipo Alpha surge com o objetivo de implementar um modelo de gestão voltado à redução da desordem e da violência, articulado com o desenvolvimento sustentável.

"Na reunião pudemos discutir os pontos vulneráveis que impactam direta ou indiretamente a ordem pública do município. Após a análise do relatório de atividades, decidimos onde vamos concentrar nossos esforços e indicamos nomes de pessoas que possam contribuir para o projeto. Com certeza, as próximas reuniões serão muito proveitosas, pois ouviremos as opiniões desses novos integrantes que contribuirão com ideias para melhorar nosso município”, finaliza o 2° Sargento.

Importante destacar que, as Câmaras Técnicas ou grupos de trabalho, assim como serão chamadas em Urubici, estão ligadas ao comitê gestor do município, que é composto pela: Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Educação, Secretaria de Trânsito, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Urubici, Associação de Hoteis e Pousadas e Trade Turístico de Urubici - Pouserra, Associação Comercial e Industrial de Urubici - ACIUR.

O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), utilizando a metodologia DEL

Nova área industrial deve duplicar movimento econômico do município Anterior

Nova área industrial deve duplicar movimento econômico do município

Proposta de criação do Próximo

Proposta de criação do "Dia Nacional do Tropeiro" ganha apoio na Câmara de Urupema

Deixe seu comentário