<
logo RCN
Mostra do Campo

Bocaina do Sul comemora 30 anos com festa

  • Lissandro Velho

Instalada às margens da rodovia BR-282, Bocaina do Sul é uma cidade aconchegante. O pequeno movimento nas ruas denota que a maioria dos cerca de 3.500 habitantes reside no interior do município, que na próxima terça-feira (16), completa 30 anos de emancipação política/administrativa.

Para comemorar a data, a Prefeitura de Bocaina do Sul promove, de hoje até domingo, a 39ª Mostra do Campo, evento gratuito com várias atrações.  

Bocaina tem uma produção agrícola diversificada, onde o cultivo de grãos ganhou força nos últimos anos. Milho, soja, moranga, morango, mirtilo e florestas estão entre as principais.

São estes produtos que estarão em destaque na Mostra do Campo, valorizando o trabalho dos agricultores, principais responsáveis pela economia local. 

A Mostra é primordial na preservação da tradição local e de grande importância socioeconômica, principalmente na área do turismo, reunindo em sua programação Shows, Festival local, Missa Campeira, Gastronomia, Cavalgada, Seminário da Agricultura Familiar, Apresentações Culturais, Gineteada, Rodeio Crioulo com excelentes premiações, além de desfiles típicos, exposição e comércio de produtos típicos do município.

Histórico

Os primeiros habitantes da localidade de Bocaina do Sul foram os índios Tupi Guaranis, popularmente conhecidos como “Carijós” e o grupo “Jê” , ou seja, os “Kaigang” e “Xokleng”.

Sua denominação genérica era Bugres. Uma parte deles era pacífica e convivia em razoável harmonia com a população da região.

Segundo contam os cidadãos José Roberto da Silva e Augusto Assink, quando os índios caçavam deixavam uma parte para os amigos, ficando no riacho denominado Rio Bonito. O mesmo acontecia com Silva e Assink, que deixavam também boa parte da caça aos índios. 

O principal fato histórico deveu-se à chegada de Martinho Bugreiro na região, como sua intenção era o extermínio dos índios ele acabou atrapalhando uma convivência que era pacífica gerando uma revolta por parte dos índios, que, por sua vez, no início do século, obtiveram sua vingança cometendo o massacre das famílias Miranda e Souza, os quais, teriam sido os primeiros moradores “brancos” da região de Bocaina do Sul. Os corpos das famílias massacradas permanecem até hoje sepultados no cemitério da referida cidade.

Serra Catarinense registra mais um amanhecer gelado, com temperaturas negativas Anterior

Serra Catarinense registra mais um amanhecer gelado, com temperaturas negativas

Nova área industrial deve duplicar movimento econômico do município Próximo

Nova área industrial deve duplicar movimento econômico do município

Deixe seu comentário