<
logo RCN

Para disciplinar trânsito, serão instaladas lombadas e furões

  • PML / Divulgação

Desde 2017, as lombadas eletrônicas e furões que existiam em Lages foram desativadas. Na época, a ideia da prefeitura era fazer uma contratação emergencial para que as lombadas voltassem a funcionar, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) descartou esta hipótese. Segundo o órgão, os equipamentos devem ser o último recurso adotado nas cidades para redução da velocidade. Fato é que, nos últimos anos, inúmeros acidentes graves foram registrados em cruzamentos e a prefeitura anunciou que fará nova licitação para disciplinar o trânsito de veículos.

Na época, os radares no perímetro urbano do município foram desativados porque o contrato com a empresa responsável tinha acabado e não foi feita uma nova licitação. Com o impedimento imposto pelo TCE, a prefeitura afirmou que faria um estudo detalhado para levantar a incidência de acidentes, e não o fluxo de carros nos locais onde as lombadas eletrônicas seriam instaladas. O resultado do estudo não foi divulgado, da mesma forma a prefeitura não informou onde quer instalar os equipamentos agora.

Mas a Prefeitura de Lages irá intensificar a fiscalização, comenta Newton Silveira Junior, diretor do Departamento de Trânsito (Diretran). Ele destaca que já está em fase de licitação o sistema de controle eletrônico, o chamado "furão", que autua quem passar no sinal vermelho e também quem para sobre a faixa de pedestre.

Atualmente, sem esse sistema, o sinal fecha e os motoristas ignoram a luz vermelha, continuam passando o que muitas vezes culmina em colisões e atropelamentos. Nas madrugadas a situação é ainda pior. São poucos os que aguardam o sinal verde. Muitos reduzem a velocidade, olham para os lados e passam como se fosse a situação natural.

Além dos "furões", também está em fase de licitação os radares eletrônicos, ou "lombadas eletrônicas". O diretor da Diretran salienta da necessidade desses equipamentos, "já que as lombadas físicas contribuem bastante, mas parece que a educação de alguns motoristas só acontece quando pesa no bolso".


Semáforos temporizados

Um dos pontos de maior fluxo de veículos na cidade é o cruzamento das avenidas Belizário Ramos com a Duque de Caxias, onde no dia 24), foi instalado o cronômetro, o qual havia queimado. Já no cruzamento da Av Duque de Caxias com as ruas Benedito Marcondes do Amaral e Dom Daniel (Hotel Zago), houve a necessidade de aquisição de um conjunto novo, pois o que havia foi danificado por um veículo (caminhão cegonheiro), esclarece Newton Silveira Jr.

Ao todo, serão quatro semáforos com temporizador, todos eles na Avenida Duque de Caxias. "Em breve também vamos instalar esse modelo em outras vias de grande fluxo de veículos", finaliza o chefe da Diretran.

Empresários denunciam agressões por parte de policiais militares Anterior

Empresários denunciam agressões por parte de policiais militares

Novo Código Ambiental Catarinense Próximo

Novo Código Ambiental Catarinense

Deixe seu comentário