Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
Há anos, o Hospital São José, que atende a população de Urubici, passa por uma grave crise financeira, situação que motivou a realização da campanha SOS Hospital, no Facebook, entre 2015 e 2016.
Recentemente, o terreno onde está o prédio foi colocado à venda pela Cúria Diocesana, o que pode culminar com o seu fechamento em definitivo. Outra possibilidade, ainda não oficializada, seria sua compra e privatização. Diante dos fatos, a prefeita Mariza Costa publicou carta aberta defendendo a manutenção da entidade como órgão público.
O hospital foi construído por religiosos entre as décadas de 1950 e 1960, na mesma época do Colégio Santa Clara, inaugurado em 1961. Atualmente, atende pelo Sistema Único de Saúde e também pelo convênio da Unimed. É gerido pela Associação Franciscana, que é uma entidade privada. Mas sua saúde financeira não é boa.
Segundo a prefeitura, a campanha SOS Hospital de Urubici foi desencadeada com doações através da fatura de energia elétrica, para ajudar a minimizar as dívidas e manter a unidade com as portas abertas. O hospital só não fechou as portas e encerrou atividades porque as doações da comunidade salvaram.
A Cúria Diocesana confirmou a intenção em vender o imóvel, situação semelhante à ocorrida em Bocaina do Sul, onde a prefeitura pagou R$ 1 milhão pelo prédio do hospital desativado há 10 anos e que agora será reformado, graças a emendas de deputados estaduais que fazem parte da Bancada da Serra.
Caso ocorra a venda do Hospital São José, a população de Urubici, município ícone do turismo brasileiro, precisará se deslocar até Bom Retiro, transpondo a Serra do Panelão em busca de atendimento.
Prefeita Mariza Costa se manifesta contra a privatização de hospital
"O Hospital São José é mais do que um prédio com equipamentos médicos; é o coração pulsante de nossa comunidade. Ao longo dos anos, ele foi fonte de cuidado e saúde para nossa população. Sei que muito ainda precisa ser melhorado, não estou fechando os olhos para os problemas, eles são reais e há muito o que ser feito.
Mas imagine uma Urubici sem o Hospital São José? Seria como um corpo sem alma. A privatização dessa instituição representaria um retrocesso, colocando em risco a saúde e o bem-estar de todos. Afinal, aos defensores da privatização fica a pergunta: como a população carente será atendida em um hospital privado sem dispor de plano de saúde?
Não podemos permitir que interesses particulares se sobreponham ao bem comum. O Hospital São José é um patrimônio de todos nós e deve permanecer nas mãos da comunidade.
Vamos defender com todas as forças o que nos pertence por direito! Convido cada um de vocês a se unir a mim nesta busca por melhorias no atendimento para todos e não nesse discurso que busca privatizar e cuidar de apenas uma parte da população urubiciense.
Com gratidão e esperança, continuo contando com vocês.
Mariza Costa,
Prefeita de Urubici"
Deixe seu comentário