Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
Bom Jardim da Serra está entre os quatorze destinos brasileiros que foram selecionados entre as melhores histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations, o chamado TOP 100 Stories 2024.
SOBRE GREEN DESTINATIONS
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.
SOBRE A AVALIAÇÃO
Para participar do concurso, os municípios inscrevem suas histórias de boas práticas para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. Os destinos passam por uma avaliação onde são analisados de 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e devem alcançar uma conformidade mínima de 60% com os critérios.
SOBRE BOM JARDIM DA SERRA
A história escolhida de Bom Jardim da Serra é sobre o papel das fazendas históricas na promoção e fortalecimento do turismo local. As fazendas centenárias da Serra Catarinense preservam uma riqueza natural e cultural inigualável. Por mais de 300 anos, dezenas de fazendas criaram condições para preservar a história regional, o bioma mata atlântica e as florestas de araucária. A gastronomia também foi preservada, incluindo as tradições do churrasco, do entrevero de pinhão e do famoso chimarrão, tradição que reúne as famílias em torno das fogueiras nos dias frios de inverno.
SOBRE SANTA CATARINA
Entre as mais de 170 narrativas inscritas, Bom Jardim da Serra está entre os 100 premiados, sendo que no Estado de Santa Catarina foram agraciados também Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias (SC). Para Rodrigo Cidade, do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), esse reconhecimento é um marco histórico. “Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável”.
Parabéns à comunidade de Bom Jardim da Serra e à administração municipal, bem como a todos os agentes envolvidos no esforço e no investimento em selos de sustentabilidade ambiental e turística, atraindo turistas e visitantes e contribuindo para a economia regional.
PARCERIA AMBIENTAL - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REGIONAL
Deixe seu comentário