<
logo RCN
Patrick Cruz

Inter - 75 anos

Os mullets e o saltador
"Esse aqui parece que tinha molas nas pernas!" O ex-defensor colorado Clóvis ouviu o comentário sobre ele e sorriu, com um indisfarçável orgulho de seu notório talento de zagueiro saltador. Um conviva emendou: "E ainda metia gol de cabeça, só para esnobar". Sorrisos se multiplicaram.

Perto dali, Iltair conversava com ex-colegas sobre sua breve trajetória no futebol profissional, do qual se afastou em meados dos anos 1990, após uma contusão. A certa altura da noite, ganhou de presente uma cópia de "Aquelas Camisas Vermelhas", o livro em que Mauricio Neves de Jesus conta a trajetória do Internacional de Lages, o clube que uniu as histórias dos dois ex-atletas. Iltair viu imagens dele na obra, olhou em redor, dirigiu os olhos para o livro uma vez mais, como que para se certificar se as fotos diziam o que pareciam dizer - que ele havia saído da pequena Anita Garibaldi para entrar na história. "Nossa. Isso aqui.." Seus olhos pareciam marejados com a experiência de reencontrar os amigos que o rodeavam. Ele não completou a frase, apenas sorriu.

Clóvis e Iltair formaram uma dupla de zagueiros que marcou época no Inter de Lages. Eles não chegaram a conquistar títulos pelo clube, mas se impregnaram na memória de quem os viu em campo como um sinônimo de força defensiva e, também, de uma certa traquinagem colorada nessa combinação: nenhum deles é alto.

Clóvis, de ascendência oriental, virou para sempre o "Clóvis Jiraya", apelido que ganhou em referência ao herói japonês que fazia sucesso na TV brasileira na primeira metade dos anos 1990. A seu lado, Iltair barrava as investidas dos atacantes adversários com a astúcia de seus desarmes, a fibra de seus carrinhos e a alegria esvoaçante de seus loiros mullets.

Passaram-se 30 anos desde que ambos estiveram em campo, juntos, em uma partida pelo Inter de Lages. Segundo os arquivos disponíveis, os dois atuaram no empate colorado por 1 a 1 contra o Concórdia, em Lages, no dia 17 de abril de 1994. Clóvis, que estava no banco de reservas, entrou durante o confronto, e juntou-se a Iltair, que naquele ano já havia se transformado em lateral esquerdo em tempo integral.

O reencontro da dupla ocorreu há duas semanas, no dia 15 de junho, quando o clube recebeu ex-atletas em um churrasco de celebração de seus 75 anos de fundação. Com eles estava Armindo Araldi, fundador do clube, que, no último dia 26, completou 93 anos de vida.

Lado a lado, Clóvis Jiraya e Iltair rememoraram o passado, mas não só isso. O reencontro da dupla, e todos os outros que ocorreram naquela noite festiva, reafirmaram mais uma vez: o pulso do Inter de Lages pulsa firme. A celebração do passado e a reafirmação coletiva do amor pelo clube foram, também, a pista de que o futuro está em construção.

Lages é campeã-geral do Circuito de Xadrez em Concórdia Anterior

Lages é campeã-geral do Circuito de Xadrez em Concórdia

Lages estará presente na 6ª etapa do Circuito Scherer 2024 Próximo

Lages estará presente na 6ª etapa do Circuito Scherer 2024

Deixe seu comentário