TJSC confirma reintegração de posse em área de mineração na Serra |
A agropecuária de Santa Catarina foi o setor que mais gerou empregos entre os estados brasileiros no mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.
Entre admissões e desligamentos, o saldo foi de mais de 2.450 novos postos formais de trabalho no mês. No acumulado dos onze primeiros meses do ano, o agro catarinense contabilizou mais de 3.550 empregos gerados, o melhor resultado para o período nos últimos quatro anos e o sétimo melhor desempenho do país em 2025.
O diretor de Agronegócio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenoir Brock, atribui o resultado à capacidade e à resiliência do produtor rural catarinense. Segundo ele, a Serra e o Planalto Catarinense têm papel de destaque nesse cenário.
Apenas o cultivo da maçã foi responsável pela criação de mais de 1.500 novos empregos, impulsionado pelo uso intensivo de tecnologia, como o monitoramento por drones e investimentos em equipamentos que reduzem quase totalmente os prejuízos causados pelo granizo.
Além da geração de empregos, o setor comemora um desempenho histórico nas exportações de proteína animal. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Ciordine, Santa Catarina alcançou, em 2025, o maior volume já registrado desde o início da série histórica, em 1997.
O estado exportou mais de 2 milhões de toneladas de carnes, o equivalente a quase 20% de toda a carne exportada pelo Brasil, movimentando cerca de R$ 24 bilhões.
Ainda conforme o secretário, houve um crescimento de 8,4% no valor agregado em relação a 2024, o que reforça a qualidade do produto catarinense e o protagonismo do estado na segurança alimentar mundial, com geração de riqueza desde o produtor até a agroindústria e o setor logístico.
O fechamento oficial dos dados de geração de empregos em 2025 será divulgado ao final deste mês, na próxima atualização do Caged.
Fotos: Wagner Urbano/Notiserra


Deixe seu comentário