<
Santa Catarina

Serra Catarinense impulsiona liderança na geração de empregos do agro em 2025

A agropecuária de Santa Catarina foi o setor que mais gerou empregos entre os estados brasileiros no mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.

Entre admissões e desligamentos, o saldo foi de mais de 2.450 novos postos formais de trabalho no mês. No acumulado dos onze primeiros meses do ano, o agro catarinense contabilizou mais de 3.550 empregos gerados, o melhor resultado para o período nos últimos quatro anos e o sétimo melhor desempenho do país em 2025.

O diretor de Agronegócio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenoir Brock, atribui o resultado à capacidade e à resiliência do produtor rural catarinense. Segundo ele, a Serra e o Planalto Catarinense têm papel de destaque nesse cenário.

Apenas o cultivo da maçã foi responsável pela criação de mais de 1.500 novos empregos, impulsionado pelo uso intensivo de tecnologia, como o monitoramento por drones e investimentos em equipamentos que reduzem quase totalmente os prejuízos causados pelo granizo.

Além da geração de empregos, o setor comemora um desempenho histórico nas exportações de proteína animal. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Ciordine, Santa Catarina alcançou, em 2025, o maior volume já registrado desde o início da série histórica, em 1997.

O estado exportou mais de 2 milhões de toneladas de carnes, o equivalente a quase 20% de toda a carne exportada pelo Brasil, movimentando cerca de R$ 24 bilhões.

Ainda conforme o secretário, houve um crescimento de 8,4% no valor agregado em relação a 2024, o que reforça a qualidade do produto catarinense e o protagonismo do estado na segurança alimentar mundial, com geração de riqueza desde o produtor até a agroindústria e o setor logístico.

O fechamento oficial dos dados de geração de empregos em 2025 será divulgado ao final deste mês, na próxima atualização do Caged.

Fotos: Wagner Urbano/Notiserra



Serra Catarinense impulsiona liderança na geração de empregos do agro em 2025 Anterior

Serra Catarinense impulsiona liderança na geração de empregos do agro em 2025

Prefeitura de Lages divulga novas vagas de trabalho Próximo

Prefeitura de Lages divulga novas vagas de trabalho

Deixe seu comentário