<
logo RCN
Amures

Intensificados os preparativos para a Semana da Agricultura Familiar

  • Sec.Estado da Fazenda

O Dia da Agricultura Familiar e Dia do Colono são celebrados em 25 de julho para homenagear pequenos produtores que formam a base da agropecuária

Produtores rurais ligados à agricultura familiar dos 18 municípios da Serra Catarinense são esperados em Lages, de 23 a 26 de julho, para a Semana da Agricultura Familiar. O evento que deve atrair mais de 150 pessoas este ano, terá uma programação recheada de atrativos como oficinas, seminários, feira de hortaliças e até concurso gastronômico.

Organizado pela Amures, Epagri e Secretaria de Agricultura de Lages, o evento terá abertura oficial às 9 horas de quarta-feira (25), no auditório Pinhão do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). Na ocasião, haverá palestra com Raulino Jacó, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que abordará o tema “Desvendando a Sucessão Familiar: Navegando pela Legislação Vigente”.

A programação da Semana da Agricultura Familiar inicia na terça-feira (23), com oficina sobre pecuária, intitulada Produção Animal à Base de Pasto. Como ministrantes, os pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Lages, Galeno Ramos Vieira Filho e Newton Borges da Costa Júnior.

Os escritórios locais da Epagri e secretarias municipais de Agricultura, estão trabalhando juntos em toda região para mobilizar os pequenos agricultores. O objetivo da Semana da Agricultura Familiar é incentivar e fortalecer a produção e comercialização dos produtos processados pelas famílias, que se enquadram nas propostas do evento.

Instituído pela Lei Municipal n° 4375/19, o Dia Municipal da Agricultura Familiar é celebrado no dia 25 de julho. Ano passado, em sua primeira edição, o evento mobilizou um grande número de pessoas e a proposta é que avance cada vez mais, no sentido de promover e incentivar a permanência das famílias no meio rural.

Concurso de Gastronomia quer resgatar antigas receitas

Um dos atrativos da Semana da Agricultura Familiar será o Concurso de Gastronomia. Ele acontecerá na tarde do dia 26 (sexta-feira), no Mercado Público de Lages. Serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade (doces e salgados). Um forno elétrico, uma fritadeira elétrica (air fryer) e uma batedeira, respectivamente, serão os prêmios. A proposta do concurso, segundo edital, é resgatar antigas receitas de famílias rurais e o principal critério dos participantes é usar produtos típicos regionais, relacionados a agricultura.

As vagas do concurso são ilimitadas, mas haverá uma filtragem pela comissão organizadora das receitas que melhor se destacarem, dentro da proposta do regulamento. Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas com Vanessa, na Epagri, pelo WhatsApp: (49) 99144-3674, e nos escritórios locais da Epagri de todos os municípios.

Diversas autoridades confirmaram presença na programação da Semana da Agricultura Familiar, especialmente na abertura oficial. Para o presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, o evento tem uma proposta que vai muito além da programação. “Ele é essencial para a preservação da cultura regional e é fundamental para o fomento da agricultura em todos os municípios, além de ser uma bússola para o associativismo e o cooperativismo”, comentou.

O tamanho do setor

De acordo com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Santa Catarina possui 375 mil propriedades rurais. A área ocupada pela agricultura familiar no estado representa 43,6% do total, ou seja, dos mais de 6,4 milhões de hectares, que acumulam as propriedades rurais, 2,6 milhões referem-se ao segmento da agricultura familiar.

Segundo a Epagri, todo o agronegócio catarinense está baseado nas pequenas propriedades rurais – 78% dos estabelecimentos agropecuários e 72,5% das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.

Na Serra Catarinense, com exceção de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa, os demais municípios, 15 ao todo, têm na agropecuária sua principal fonte de riqueza. É claro que existem grandes propriedades, mas as de agricultura familiar representam, em média, 70% deste total. 

Brasil _ As propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso.

Meliponicultura encanta participantes Anterior

Meliponicultura encanta participantes

Núcleo de Agronegócios da Acil ganha destaque na atuação Próximo

Núcleo de Agronegócios da Acil ganha destaque na atuação

Deixe seu comentário