<
logo RCN
História

Uma lageana está à frente da revitalização do Teatro Álvaro de Carvalho

O TAC será reaberto ao público no sábado (15), depois de anos em reforma. O prédio, que se tornou o primeiro teatro de Florianópolis, abriga muitas histórias e memórias

Carla Zonatto é lageana e historiadora. Em Lages, já esteve à frente do Teatro Marajoara, da Fundação Cultural e de outros equipamentos da cultura catarinense. Agora, Carla deixa seu nome registrado em um dos mais importantes prédios históricos de Santa Catarina: o Teatro Álvaro de Carvalho, TAC.

Ela é a administradora do TAC e conta que quando foi para a Capital, há alguns anos, teve a oportunidade de escolher qual função assumiria como funcionária da Fundação Catarinense de Cultura.

“Visitei os teatros da cidade e quando estive no TAC, as obras estavam paradas e o prédio abandonado. Uma estrutura muito precária. Escolhi ficar no TAC e dar continuidade às obras.”

Inicialmente, contou Carla, seria apenas uma reforma da parte elétrica, mas muitas coisas precisavam ser feitas. “Fui pedir ajuda para a Carmen (Zanotto). Para ela me ajudar a recuperar esta arte da história de Santa Catarina. Isso lá em 2023. Em janeiro de 2024, as obras foram retomadas.”

A obra

Esta foi a maior intervenção já realizada no TAC. Foram investidos, aproximadamente, R$ 5 milhões. "Estamos entregando um teatro moderno e que será referência para outros espaços culturais de Santa Catarina", comemora o governador Jorginho Mello.

Além da reforma elétrica (troca de fiação e da estrutura, instalação de subestação externa); foi incluída no projeto de reforma a substituição das poltronas; a pintura interna e externa; a recuperação do pavimento de madeira; troca da vestimenta cênica (cortinas, passadeiras e carpete); modernização dos sistemas de som, de iluminação e de climatização; instalação de paineis de led; reforma do telhado; entre outras melhorias.

Ainda, a recuperação de lustres e peças antigas, e os vitrais históricos do TAC foram restaurados pela conservadora Mariana Wertheimer, que realizou ação semelhante no vitral do Museu Histórico de Santa Catarina.

Mesmo com tudo isso, Carla, apesar de se sentir realizada e com o dever cumprido, quer mais. Já tem projetos para outras melhorias no teatro histórico, como a reforma das calçadas no entorno do teatro, substituição dos aparelhos de ar-condicionado e acionamento de emergência.

“São 150 anos de história. Por aqui passaram grandes personalidades, como a Princesa Isabel, presidentes, artistas. Me sinto com o dever cumprido. Vim para transformar. Faz parte da minha entrega”, disse Carla.

Reabertura do TAC

"A reabertura do TAC será no sábado (15), às 19 horas, com o espetáculo "As canções que você dançou para mim", da Focus Cia. de Dança, que traz um pot-pourri com canções de Roberto Carlos.

A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos no site Disk Ingressos (https://www.diskingressos.com.br/).

CAL tem projetos contemplados pelo Circuito Catarinense de Cultura Anterior

CAL tem projetos contemplados pelo Circuito Catarinense de Cultura

Licitação para a Festa do Pinhão está indefinida Próximo

Licitação para a Festa do Pinhão está indefinida

Deixe seu comentário