CAL tem projetos contemplados pelo Circuito Catarinense de Cultura
Premiação contemplou o Curta Lages Festival Internacional de Cinema, o Festival Bar do Tio Ivo e um projeto de desenvolvimento de roteiro audiovisual, que serão realizados no segundo semestre de 2025
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou, na última semana, o resultado final do Edital Circuito Catarinense de Cultura.
Três projetos apresentados pelo Coletivo Audiovisual Lageano (CAL) foram contemplados: o VIII Curta Lages Festival Internacional de Cinema, na categoria “Festivais e Mostras”; o II Festival Bar do Tio Ivo, na categoria “Evento Cultural ou Apresentação”; e o desenvolvimento do roteiro João das Cruzes, na categoria “Ações Artísticas Culturais”.
O Circuito Catarinense de Cultura é desenvolvido através da Política Nacional Aldir Blanc 2024, e vai distribuir mais de R$ 22,2 milhões para 659 propostas culturais de todo o Estado.
Pela regional de Lages, além dos projetos do CAL, mais de 30 trabalhos foram contemplados. Todas as propostas devem ser executadas até 31 de dezembro de 2025.
“Esse edital consolida a regionalização das premiações culturais em Santa Catarina. A quantidade de projetos contemplados na nossa região mostra todo o potencial de Lages e da Serra Catarinense no desenvolvimento artístico e cultural.
São grandes eventos, a exemplo dos festivais promovidos pelo Coletivo, que têm alta qualidade e fomentam a economia local”, comenta a integrante do CAL, Thais Ramos.
Curta Lages já está consagrado e chega a oitava edição | O VIII Curta Lages Festival Internacional de Cinema acontecerá no segundo semestre de 2025, em formato híbrido.
A exemplo da edição de 2024, serão exibidos cerca de 20 filmes dos gêneros ficção, documental e animação, provenientes de diversos países e estados brasileiros, como ênfase na produção catarinense.
O Festival será realizado de forma presencial em Lages, com a exibição dos filmes em sessões presenciais. Além disso, cerca de 10 filmes com acessibilidade também serão disponibilizados online, em plataforma de fácil acesso e linguagem simples.
A programação contará ainda com contação de histórias, shows musicais, debates, palestras, exposições de artes visuais e oficina de audiovisual. A programação, que é inteiramente gratuita e aberta ao público em geral, será divulgada nos próximos meses.
O Curta Lages é a maior janela de exibição de curtas-metragens da Serra Catarinense, e segue o objetivo de formação de público, incentivo à produção independente, e garantia de acesso às obras, levando experiência cinematográfica para comunidades.
“O foco do festival é mostrar ao mundo a qualidade do que é produzido na Serra e também trazer para o nosso público produções independentes que são feitas mundo afora. A valorização da cultura local é bastante importante para o Coletivo, tanto que, a cada ano, a logo do Festival tem um tema que representa a nossa região. No ano passado, por exemplo, foi o Leão Baio, e agora nosso símbolo será a Gralha Azul”, afirma Armin Reichert, que é membro do CAL e um dos organizadores do Curta Lages.
Rock local em evidência no II Festival Bar do Tio Ivo | A segunda edição do Festival Bar do Tio Ivo vai acontecer em outubro, no Mercado Público de Lages, mesmo palco da primeira edição do evento.
O Festival nasceu a partir da realização de um documentário que contou a história do Bar do Tio Ivo, um icônico estabelecimento de Lages que, entre a década de 1990 e início dos anos 2000, fomentou o trabalho de inúmeras bandas de rock da cidade.
Seguindo o exemplo do tio Ivo, que dava nome ao bar, o Festival abre espaço para músicos que fizeram parte do movimento de bandas de rock locais daquele período.
“Serão convidadas para a apresentação bandas que marcaram aquela época, que tocam músicas autorais e covers, e que se apresentavam no bar naquele período”, explica Andrey Farias, que além de proponente do projeto é músico e integrante do CAL.
O Festival terá cerca de quatro horas de duração e contará com a participação de seis bandas, envolvendo cerca de 30 músicos.
“Lages tem tradição e uma história muito interessante com o rock. No passado a cidade já teve importantes eventos que evidenciavam estes artistas locais. Com o Festival Bar do Tio Ivo, buscamos fazer um resgate e valorizar os músicos daquela geração”, completa Suzane Faita, integrante do CAL e uma das organizadoras do Festival.
Fotos: Arquivo CAL
Deixe seu comentário