<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Estamos em ano de eleição

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 13, o líder do governo anunciou que a Prefeitura de Lages iria mandar barco e equipamentos para missão no Rio Grande do Sul, pois adotou a cidade de Muçum. Para lá seguiram barcos e homens na quarta-feira (15).  Mas, as informações que temos é de que um dos barcos da prefeitura já teria sido enviado com um dos vereadores que se deslocou para o Rio Grande do Sul com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes. Na semana passada, o vereador Álvaro Mondadori (PP) participou remotamente da sessão porque tinha se deslocado para o estado vizinho. No dia seguinte mais dois vereadores foram para lá. Um deles o Jair Júnior (Podemos) que levou um jet ski e o ex-secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe (PP), que levou um barco para socorrer as vítimas da catástrofe. Ambos postaram fotos em suas redes sociais e, especialmente este último, fez um diário de bordo de sua estada lá, através do Instagram. Não há dúvida de que é elogiável o espírito de solidariedade e empatia com os nossos irmãos gaúchos e toda a ajuda é bem-vinda em situações como esta. Mas, nas ações destes vereadores parece que há uma boa dose de promoção pessoal. Tenho minhas dúvidas se teriam esta mesma atitude se não estivéssemos em ano de eleição. Jean Felipe foi o único deles que chegou a atuar durante as cheias em Lages, mas por força de sua atuação como secretário. Os demais não registraram nenhuma ação semelhante nas cheias em Lages. Não sei até que ponto os eleitores se sensibilizam com tais atitudes um tanto oportunistas. Para justificar sua ausência das sessões desta semana, Jean Felipe apresentou uma licença médica, afirmando que estaria com uma virose. Os eleitores, hoje, acompanham a atuação dos políticos, pois são alvos constantes da mídia e acompanhados, dia a dia, através das redes sociais. É muito mais difícil emplacar as ações realizadas meramente com o intuito de angariar votos.

Jair levou um jet ski para ajudar no resgate das vítimas


Jean Felipe levou um barco e até comprou roupas de mergulho


“Teremos uma Epagri que vai trazer mais eficiência no apoio aos produtores rurais, bem como reforço das ações para redução do êxodo rural. Será uma oportunidade para o ingresso de trabalhadores qualificados que garantam a continuidade da produção da ciência e a presença da assistência técnica da Epagri em todos os municípios”

Dirceu Leite, presidente da Epagri, durante o lançamento do plano de aposentadoria dos funcionários. Cerca de 30% dos 1.615 empregados serão incentivados a se aposentar. A proposta é renovar o quadro de funcionários.

 

Críticas ao deputado por tomar diárias

Criou-se uma polêmica porque o deputado Marcius Machado foi a São Paulo fazer um curso de coach, com diárias da Assembleia. Segundo ele, pegou as diárias, mas pagou o curso que custou R$ 12 mil.  “Há 20 anos realizo palestras das escolas sem cobrar nada. Porque o meu propósito de vida é este: transformar as pessoas. Eu preciso treinar para poder comandar os 20 funcionários que tenho aqui. Tudo o que produzimos, os projetos que fizemos, não tem nenhum custo para o estado ou os municípios. Um projeto desses custa mais de R$ 30 mil. Eu estou devolvendo este dinheiro das diárias, porque eu não fui fazer o curso por causa das diárias. E, as pessoas me destroem por causa de um curso que realizei?”, queixou-se ele.  Marcius tem uma equipe de 10 engenheiros em sua equipe e todas as obras que recebem as verbas de suas emendas têm projetos fornecidos gratuitamente, pois, como ele observa, há prefeituras que nem sequer têm engenheiros para fazê-los. E mais, Marcius garante que dos quatro deputados da Serra, é o que menos gasta com diárias.

 

Candidato

O ex-deputado eleito pelo PDS que está agora filiado ao PL, Gabriel Ribeiro, pretende se candidatar na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores. Não será o primeiro ex-deputado a se candidatar a vereador. Na eleição de 2016, Sérgio Godinho foi o 6º candidato mais votado, com 1.538 votos, mas o seu partido, o PTC, não conseguiu fazer legenda. Não chegou a assumir. Já Gabriel escolheu agora um partido que certamente conseguirá eleger vereadores. O que não sabemos é se ele estará entre os mais votados.  Na eleição passada, Gabriel se candidatou a deputado federal pelo União Brasil (está pulando de galho em galho) e fez 4.993 votos, sendo que de Lages apenas 3.530.

 

Péssima situação

Segundo dados da Fiesc, a malha rodoviária do Oeste é subdimensionada em relação às atividades econômicas da região, elevando o custo de transporte em 40%. Além do mais, 72% de todas as rodovias catarinenses estão em situação péssima, ruim ou regular, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), bem acima da média nacional, que é de 67,5%.  O Governo do Estado chegou a lançar, no ano passado, um plano de recuperação com 60 obras para todo o Estado, mas apenas 35 delas estão em andamento e somente seis foram entregues ao longo de 2023, conforme dados do próprio governo. 

 

Eleitores aptos

Mais de 820 mil eleitores de SC não regularizaram o título de eleitor até o prazo máximo que terminou na quarta-feira (8), e não poderão votar nas eleições deste ano. Os dados, ainda prévios, são do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/SC). Conforme o levantamento prévio, 5.625.466 eleitores de Santa Catarina estão aptos para votar no pleito deste ano, em 6 de outubro, para escolher prefeitos, vices e vereadores. Além disso, 746.426 títulos estão cancelados, e 74.173 estão suspensos. Nos dois casos, não é possível votar.

 

Sessões

A Câmara de Vereadores irá realizar duas sessões itinerantes. A mesa diretoria já definiu os locais e dias: uma delas será no Bairro Guarujá, no dia 11 de julho e a outra no Salto Caveiras, no dia 17 de julho. O objetivo é aumentar a interação com a comunidade.

 

Acordo rompido

O projeto de regulamentação da atividade do comércio ambulante em Lages tramita na Câmara de Vereadores e está prestes a ser votado. Mas, a associação da categoria está reclamando de que não atende ao que foi acordado durante as várias reuniões em que tiveram a participação dos ambulantes. O fato é confirmado pelo vereador Eder dos Santos, relator do projeto.

 

Disputa

O Partido Novo de Lages promoveu, dia 08, treinamento com seus filiados e pré-candidatos em Lages. O partido se prepara para também disputar a majoritária, tendo como candidato Ricardo Córdova. O Novo ainda não dispõe de estrutura partidária com capacidade de enfrentar uma eleição a prefeito. Não tem sequer um vereador.

 

Evacuação

A vereadora Elaine de Morais está questionando o prefeito a respeito da existência ou não de um plano de evacuação da população em casa de alagamento da cidade. Sabemos que não há plano algum, portanto, serve de alerta, diante do que estamos assistindo no estado vizinho do Rio Grande do Sul.

 

Novo secretário

O deputado Sargento Lima (PL) deixou a Secretaria de Estado da Segurança Pública e retornou à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14). Quem assumiu a pasta foi o secretário-adjunto, o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Rogério Pereira Graff. Ele estava como adjunto desde fevereiro deste ano. Sargento Lima é pré-candidato à prefeitura de Joinville.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário