<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

E vai começar mais uma Festa Nacional do Pinhão

Desde a sua primeira edição nacional, em 1989, a Festa do Pinhão, em Lages, é um dos eventos mais aguardados do Sul do Brasil. Para este ano, a expectativa de público é de mais de 300 mil pessoas.

O evento que, neste ano, acontece de 24 de maio a 2 de junho, além de combinar tradição, gastronomia e entretenimento, também desempenha papel fundamental no aquecimento da economia da região, especialmente no setor hoteleiro, gastronômico e nos diversos tipos de comércios da cidade.

No Parque de Exposições Conta Dinheiro os shows nacionais prometem movimentar a Festa. Confira a programação nacional:

24/05 (sexta-feira) -  Corpo e Alma (entrada gratuita)

25/05 (sábado) - Jorge & Mateus e Gustavo Mioto

29/05 (quarta-feira) - Ana Castela e Luan Santana

30/05 (quinta-feira) - Munhoz & Mariano e Traia Véia (entrada gratuita)

31/05 (sexta-feira) – Quinteto S.A e Turma do Pagode

01/06 (sábado) - Gusttavo Lima e Bruno & Denner

02/06 (domingo) - CPM 22 e Ultramen

Nos dias 26, 27 e 28 de maio acontece, também no Parque de Exposições, com entrada gratuita, a Sapecada da Serra Catarinense e a Sapecada da Canção Nativa. Os dois festivais prometem movimentar a Festa do Pinhão com compositores e intérpretes tradicionalistas que abrilhantam a cultura nativista. A programação completa das Sapecadas pode ser conferida em www. sapecada.lages.sc.gov.br

Já o Recanto do Pinhão, no Calçadão da Praça João Costa, terá mais de cem atrações locais, com uma programação cultural e gastronômica que iniciou no dia 22 de maio, e seguirá até 9 de junho.

Além de ser um espaço da nossa cultura, o Recanto oferece comidas e bebidas típicas, como o entrevero e a paçoca de pinhão, ponche e quentão. Ao longo dos 19 dias de programação, as entidades filantrópicas, juntamente com a Casa do Artesão, a Associação de Artesanato Tramatusa e a Associação Lageana de Escritores (ALE), participam ativamente do evento.

 

Vem aí a Estação Inverno 2024

O lançamento da segunda edição da Estação Inverno será durante a abertura oficial da 34ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, confirmaram presença no evento.

A Estação Inverno é um projeto do Governo do Estado, que busca equiparar a relevância do inverno à temporada de verão em Santa Catarina. A iniciativa visa potencializar o turismo de inverno, aumentar o fluxo econômico e apoiar as atrações durante os meses mais frios.

 

O lindo casamento de duas irmãs

Suzana Borges Figueiró Mendes dos Santos e Luis Carlos Mendes dos Santos casaram no mesmo dia suas duas filhas, Laís e Suiane, em uma linda cerimônia. A maravilhosa festa, coberta de momentos de emoção, reuniu a família e amigos dos noivos.

 

Solidariedade na forma de bolachas e muito carinho

Achei muito bacana essa pauta enviada pelo amigo Élcio Branco, lá de Urupema. Amigas agricultoras e microempreendedoras tiveram a ideia de enviar uma variedade de pães, biscoitos e bolachas de polvilho para o Rio Grande do Sul.

Apoiadas pela Prefeitura de Urupema e certas da sua iniciativa, elas arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa. Foram mais de trezentos quilos de ingredientes, cinquenta litros de leite, vinte dúzias de ovos e muito amor e solidariedade.

A produção total resultou em 2.000 biscoitos e 20 quilos de roscas fritas.

Bonito de ver!!

 

“Tio Juta”: O pioneiro da saúde comunitária em Lages foi homenageado na Câmara de Vereadores

Foi com grande orgulho que a Câmara de Vereadores, numa iniciativa do Vereador Gerson Omar dos Santos, homenageou, na terça-feira (21), o senhor Juneval Calisto de Souza, o querido “Juta”, um pioneiro na área da saúde comunitária em Lages. Ele é o idealizador do primeiro Posto de Saúde da cidade, localizado no Bairro da Penha.

“Sou realizado por esse legado que fiz em vida”, disse “Tio Juta”, que com sua dedicação faz parte da história da saúde do bairro e de toda Lages.

A família e amigos fizeram questão de prestigiar o homenageado na solenidade.

Conheça um pouco da história desse legado por meio de quatro históricas imagens: 

Ao vir morar no Bairro da Penha, lá pelo ano de 1973, “Juta” percebeu a vulnerabilidade da região muito carente, na época. Desde então com seu próprio carro, fazia o transporte de doentes e mulheres grávidas, para que pudessem ter atendimento no centro da cidade, único recurso existente até então. Quando assumiu a presidência da Associação de Moradores, em conversa com o prefeito Dirceu Carneiro, relatou a situação. Foi quando alugou uma modesta casinha de madeira para iniciar os atendimentos de saúde no bairro. O ano era 1978, na foto o início desse trabalho, com o então secretário de saúde, o prefeito, o deputado federal Dr. Laerte Ramos Vieira e o “Juta”. Era o início de uma grande ação em prol da saúde da comunidade do Bairro da Penha. 

Após dois anos do aluguel da casinha de madeira, foi construída uma área de 60 metros quadrados, equipada com uma sala de espera, consultório médico, farmácia básica e banheiro. O primeiro médico foi Dr. Iran, junto da enfermeira Marlene. “Tio Juta” conta que investiu seu próprio dinheiro na obra, e também teve apoio de doações, rifas, ações entre amigos, jantares e muito trabalho voluntário. Estava edificado, através das mãos da comunidade, o primeiro posto de saúde de Lages, inaugurado no ano de 1981. Na foto, o prefeito Dr. Celso Anderson de Souza.

 

A comunidade da Penha, naquele dia de 1981, prestigiando o grande feito e recebendo as bênçãos do Padre Cláudio 

​“Hoje Lages tem vários Postos de Saúde e o Bairro da Penha tem um grande e estruturado, mas a sala feita por nós é a pioneira na saúde em Lages, e segue lá, firme”, afirma “Tio Juta”, que na foto está com Dona Zeli, sua esposa e companheira de vida, em frente ao antigo postinho de saúde que hoje abriga a Polícia Militar do bairro.


“No caos que anda o mundo, riqueza mesmo é ter saúde, um lugar pra morar, um pouco de si pra doar, amores que te façam crescer, e amizades verdadeiras com quem você possa ser você mesma”.

Fernanda Mello

 

Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário