logo RCN
Serra do Rio Rastro

Governador inaugura restauração da iluminação e oficializa entrega de equipamentos da usina de asfalto

  • Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto disse que a obra realizada na Serra do Rio do Rastro é fundamental para a segurança de turistas e moradores da região que utilizam o trajeto.

Em seu último ato na Serra Catarinense como governador de Santa Catarina, Carlos Moisés inaugurou, ao anoitecer de quinta-feira (29), a restauração da iluminação da Serra do Rio Rastro. Lâmpadas mais modernas, eficientes e com vida útil mais longa, deixaram o lugar que é considerado um dos cartões postais de Santa Catarina, ainda mais lindo.

Os equipamentos que contornam a estrada cênica da Serra, vão garantir mais segurança a quem passa pelo local, na SC–390. O ato de entrega da recuperação da iluminação pública, em Bom Jardim da Serra, contou com a presença de vários prefeitos e do presidente eleito da Amures, prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes.

Durante o evento, também foram entregues, oficialmente, os equipamentos para a usina de asfalto da Amures e Cisma e apresentado ao governador o balanço das ações da Casan gestão 2018/2022.

“Hoje é um dia especial para a região e para a Serra do Rio do Rastro. Estamos reinaugurando a iluminação que vai embelezar esse patrimônio mundialmente reconhecido e trazer mais segurança. Chegamos até aqui honrando o compromisso com os municípios, cuidando das cidades e fazendo entregas até o fim do mandato que os catarinenses me concederam”, afirmou Carlos Moisés.

O prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, agradeceu ao governador, reafirmando que a obra realizada na Serra do Rio do Rastro é fundamental para a segurança de turistas e moradores da região que utilizam o trajeto.

“Mas não é só Bom Jardim da Serra, nossa região tem muito a agradecer a este governador que soube ouvir os nossos pleitos e deu os recursos para que obras tão importantes quanto esta pudessem ser realizadas”, declarou.

 

Trabalho de recuperação

A obra de recuperação e de restauração da iluminação pública funcional da Serra do Rio do Rastro contou com um investimento de R$ 463 mil. Além da manutenção corretiva da estrutura existente, com reposição de peças, ferramentas e materiais, todas as luminárias foram substituídas por lâmpadas de tecnologia LED. Foram recolocados 12 postes, que estavam danificados.

A nova tecnologia permite mais qualidade de iluminação, o material tem uma vida útil maior e é mais econômico, pois consome menos energia. Os serviços foram realizados com apoio da Celesc, que cedeu parte da mão-de-obra para a instalação dos equipamentos. O trecho da Serra do Rio do Rastro faz a ligação entre Lauro Müller, no Sul de Santa Catarina, e Bom Jardim da Serra.

 

Equipamentos para usina de asfalto da Serra

Por meio de convênio do programa SC Mais Asfalto com o Consórcio Serra Catarinense - Cisama, foi oficializada a entrega de parte dos equipamentos que vão compor a nova usina de asfalto da região da Amures.

Os equipamentos e insumos, totalizam investimentos que ultrapassam os R$ 9 milhões. Constam rolo compactador vibratório tandem articulado, caminhão de pintura de sinalização, equipamento de pintura de sinalização, pá carregadeira sobre rodas, rolo pneumático estático, veículo para transporte geral, de pessoal e sinalização, fresadora de pequeno porte, kit de equipamento de sinalização e segurança, cortador de piso asfalto/concreto e placa compactadora vibratória a gasolina.

A região da Serra possui uma malha viária de mais de 10 mil quilômetros, sendo aproximadamente 100 quilômetros de rodovias estaduais não pavimentadas. A maioria das estradas urbanas e rurais não são asfaltadas e para seu uso e manutenção demandam investimentos constantes por parte dos municípios.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a aquisição, administração e manutenção de máquinas e equipamentos para o uso compartilhado dos municípios representa redução de ao menos 40% nos custos das futuras obras.

Com capacidade para produzir 120 toneladas/hora, a usina de asfalto atenderá os 18 municípios da Amures.

Livro traz a história da cultivar “Maçã Gala”, grupo mais plantado no Brasil Anterior

Livro traz a história da cultivar “Maçã Gala”, grupo mais plantado no Brasil

Painel prestes a se tornar a Capital Catarinense do Pinhão Próximo

Painel prestes a se tornar a Capital Catarinense do Pinhão

Deixe seu comentário