<
logo RCN
Tempo

Previsão é de temporaisSC tem sete municípios em situação de emergência

  • Secom/SDC

Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na manhã desta quinta-feira, 16, subiu para o sete o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) em função das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. 

Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo Sul – as mais afetadas -. Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva intensa e volumosa no fim de semana. 

Os municípios que decretaram SE são: Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande possui decreto de SE vigente por conta do evento adverso anterior.

Também foram enviados itens de assistência humanitária (IAH) para Araranguá e São João do Sul, no total de R$ 131.753,12. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Passo de Torres: As intensas chuvas recentes resultaram em alagamentos significativos na cidade de Passo de Torres, com o transbordamento do Rio Mampituba, afetando os bairros Arraial, Sanga da Madeira, Costa do Rio e a região das praias. Aproximadamente 10 residências permanecem isoladas no Bairro Arraial devido à cheia do Rio Mampituba. 

São João do Sul: Dez comunidades isoladas, 16 vias interditadas. As aulas foram suspensas no dia 13 e 14 de maio. A Rodovia Estadual SC-290 está interrompida no Km 5.3 e no Km 6.3, está com água sobre a pista, os desvios foram sinalizados. Foram emitidos alertas na comunidade de Barrinha, com a ação em conjunto com os bombeiros, com a finalidade de instruir os moradores a buscarem lugares seguros. 

Forquilhinha: A frente fria trouxe chuvas intensas no município. A chuva volumosa e persistente provocou alagamentos pontuais em vias públicas afetando a mobilidade. A localidade mais atingida foi Nova Iorque. O Rio Sangão começou a extravasar e vem aumentando seu nível. Algumas ruas já estão inundadas. Por prevenção, famílias começam a ser retiradas de suas residências. 

Previsão de chuva intensa no fim de semana

Entre a noite da sexta-feira, 17, e a madrugada do domingo, 19, a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, com início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período. São esperados acumulados entre 75mm e 100mm. 

Combater a exploração sexual de crianças é dever de todos Anterior

Combater a exploração sexual de crianças é dever de todos

Presidente do Idel e comando regional da PMSC discutem aplicação do Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0 Próximo

Presidente do Idel e comando regional da PMSC discutem aplicação do Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0

Deixe seu comentário