<
logo RCN
Parceria Ambiental

Catástrofes ambientais e suas lições

Há tempos, a humanidade tem acompanhado diversos acontecimentos e eventos climáticos sob todas as formas de atuação e consequências, sejam elas, ambientais, econômicas ou sociais, as quais, além de apresentarem fatos e realidades a vista da população e das autoridades constituídas, também apresentam lições e aprendizados que, se bem entendidos, podem transformar a vida das pessoas e minimizar os riscos e consequências futuras.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

A Terra está passando por um período cíclico de mudanças, o qual associado e somado com a interferência do homem, tem causado modificações estruturais e climáticas importantes e reais para a vida humana, o meio biótico e a atmosfera. Tais modificações afetam diretamente o modo de viver dos seres humanos e de todos os seres bióticos que compõem o sistema biológico da terra.

 

APRENDIZADOS AMBIENTAIS

É necessário observar criteriosamente as mudanças climáticas ocorridas ao longo dos anos, para uma efetiva mudança em prol de todo o sistema de controles ambientais utilizados atualmente, como: readequação ambiental das cidades, sistemas de drenagem e esgotos, respeito à hidrologia e geologia, adoção de sistemas de alerta, controle, minimização, evacuação e atendimento às populações afetadas por desastres naturais. Além de todas as medidas preventivas e protetivas, deve-se considerar as interferências humanas ao meio ambiente, com estudos seguros e confiáveis evitando, com isso, consequências negativas futuras.

 

APRENDIZADOS HUMANOS

A humanidade deve repensar seu modo de conviver individualmente e em sociedade, de uma maneira mais fraterna e espiritual, visto que nos momentos de catástrofe, como o que a população do Rio Grande do Sul está vivenciando, a solidariedade das pessoas de todos os estados e, também de alguns países através do envio donativos, mensagens de consternação e apoio, demonstram a necessidade e a importância da convivência fraternal entre os povos.

 

APRENDIZADOS POLÍTICOS

A classe política precisa repensar sua forma de atuação, seus objetivos e critérios, além de seus discursos e prioridades, visto que, em frente a atual situação emergencial em que os gaúchos estão passando, o socorro vem do amigo, do vizinho, da comunidade, ou seja, do próprio POVO. Portanto, este é o momento de avaliar as funções e responsabilidades políticas de nossos governantes.

 

SOBRE O FUTURO

Prevenção, precaução, mitigação, reconstrução, atitudes que devem ser trabalhadas com maior seriedade não somente com a classe política, mas em forma de sociedade civil. A sociedade organizada precisa discutir seu próprio futuro. Não se pode mais aguardar que as soluções venham exclusivamente dos representantes políticos, pois estes, na maioria, já se mostraram despreparados e ou com seus objetivos distantes da população que supostamente representam.

 

PARCERIA AMBIENTAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DE ATITUDES


Cervo Chital ameaça programas sanitários de Santa Catarina, avalia IMA Anterior

Cervo Chital ameaça programas sanitários de Santa Catarina, avalia IMA

Combater a exploração sexual de crianças é dever de todos Próximo

Combater a exploração sexual de crianças é dever de todos

Deixe seu comentário