<
logo RCN
São Cristóvão do Sul

Audiência Pública valida Estatuto Municipal da Pessoa com TEA

A Prefeitura de São Cristóvão do Sul realizou, na quarta-feira (24), Audiência Pública para a Validação do Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, liderada pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvana Fongaro, teve a presença do prefeito Jaime Cesca, que destacou o impacto do Estatuto.

"Estamos plantando as bases de um futuro mais inclusivo, em que o poder público assume, com seriedade, o dever de garantir dignidade e direitos a todas as pessoas", afirmou o prefeito.

O Estatuto Municipal resulta de um processo técnico e participativo, iniciado com o Decreto nº 2.397/2025, que formou o Grupo de Trabalho Intersetorial (GT-TEA).

Esse grupo promoveu debates com representantes de diversas áreas, como Educação, Saúde e Assistência Social, além de abrir espaço para contribuições da comunidade por meio de consulta pública digital. O esforço coletivo resultou em um documento fundamentado nos princípios de equidade, acessibilidade e justiça social.

Além dos discursos institucionais, a audiência contou com uma palestra da psicóloga e professora da Uniplac Vivian Oliveira sobre os desafios da inclusão escolar e o neurodesenvolvimento infantil. O conteúdo técnico reforçou a importância de políticas públicas integradas.

A proposta final do Estatuto será encaminhada à Câmara Municipal para aprovação, com expectativas para o primeiro semestre de 2025. A validação representa uma esperança concreta para consolidar uma rede de apoio estruturada e intersetorial no município.

Este evento coloca São Cristóvão do Sul como referência regional na elaboração de políticas inclusivas. "Hoje avançamos como comunidade," destacou a secretária Silvana Fongaro, celebrando o encerramento do mês dedicado à conscientização sobre o autismo com um gesto de transformação.

Com iniciativas como essa, São Cristóvão do Sul reafirma que a inclusão não é apenas discurso, mas um compromisso institucional e social. "Essa história inspira outras cidades e celebra a força de uma comunidade unida pelo respeito à diversidade", disse a secretária.

Com informações da assessoria da Prefeitura de São Cristóvão do Sul

Audiência Pública valida Estatuto Municipal da Pessoa com TEA Anterior

Audiência Pública valida Estatuto Municipal da Pessoa com TEA

Município reforça transporte de pacientes com novo veículo Próximo

Município reforça transporte de pacientes com novo veículo

Deixe seu comentário