logo RCN
Eleiçõe 2020

Idosos atendem orientação e votam cedo

  • Mauro Maciel

Em tempos de pandemia, até o horário para os eleitores votarem foi alterado. As urnas foram abertas às 7 horas de hoje, prioritariamente para atender os idosos, grupo de risco da Covid-19. E em Lages, o apelo das autoridades foi atendido. Apesar de o movimento ser tranquilo, a maioria das pessoas que votaram cedo era da melhor idade.  

Até às 8 horas, no Colégio Bom Jesus Diocesano não havia filas. O movimento fraco permitia até que as pessoas estacionassem próximo da entrada principal do colégio, único acesso para os eleitores. Assim que chegavam, além de receber álcool para passar nas mãos, eles tinham os títulos conferidos para ver se era mesmo ali o local de votação.

Na Escola Vidal Ramos Júnior o movimento foi maior desde a abertura, mas com grande presença de idosos. Instalada na Rua Frei Rogério, no Centro de Lages, a escola reúne grande número de votantes. Um deles, que conversou com nossa reportagem, mas preferiu não se identificar, disse que vota há 52 anos e hoje com 87, não deixa de escolher seus candidatos. "Quem não vota, não pode reclamar depois. É nosso direito e nosso dever."

Lages tem seis candidatos a prefeito

Airton Amaral está em sua segunda eleição. Há dois anos concorreu a deputado federal e ficou como suplente. Na época disputou pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro. Como o presidente saiu do partido, Airton filiou-se ao Podemos, sigla que já existe há alguns anos, mas que recebeu inúmeros dissidentes do PSL.

Antonio Ceron já foi deputado estadual e ocupou cargos no alto escalão do Governo do Estado, em uma delas foi secretário de Estado de Agricultura. Já disputou outras eleições à Prefeitura de Lages, mas elegeu-se em 2016 pelo PSD e agora tenta a reeleição.  

Carmen Zanotto foi secretária municipal de Saúde, secretária de Estado de Saúde e como suplente de deputada federal concluiu um mandato na Câmara Federal. Depois foi eleita duas vezes como deputada federal, cargo que ocupa atualmente.  

Cleimon Dias foi professor universitário e é um dos expoentes do Partido do Trabalhadores (PT) em Lages. Aposentado do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ele foi diretor geral do CAV. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e iniciou sua militância política no ensino médio em São Paulo. 

Lucas Neves é jornalista de formação e disputou sua primeira eleição em 2016, quando foi o vereador mais votado. Mudou de partido e atualmente representa o PSL em Lages, a mesma sigla do governador Carlos Moisés. Trabalhou no Jornal O Momento, na TV Araucária e foi apresentador do Jornal do Almoço. 

Professor Ed é o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Lageano, casado, ele é formado em psicologia e é funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Lages.  


Marcius vota e refoeça recomendaçãoes de segurança Anterior

Marcius vota e refoeça recomendaçãoes de segurança

Roesler indefere pedido da defesa de Moisés Próximo

Roesler indefere pedido da defesa de Moisés

Deixe seu comentário