<
logo RCN

Semana do meio ambiente

Estão em curso as comemorações dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), data que tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

MEIO AMBIENTE NO BRASIL
A legislação brasileira é bastante severa e abrangente, hoje considera-se meio ambiente todo o aspecto relacionado à natureza, ao ambiente de trabalho, aos bens culturais e sociais e o meio ambiente artificial das cidades, ou seja, qualquer atividade que possa alterar a qualidade ambiental está relacionada ao meio ambiente.

POLITIZAÇÃO E JUDICIALIZAÇÃO AMBIENTAL
A legislação brasileira está claramente politizada e em função disso acaba por ser decidida em tribunais, provocando o efeito da judicialização. Isto leva uma insegurança jurídica enorme aos proprietários urbanos ou rurais, empreendedores, investidores, técnicos e aplicadores do direito, no momento da destinação e da implantação de atividades econômicas.

INTERESSES INTERNACIONAIS
Afora os interesses internos, de proprietários e empreendedores, na busca pelos seus investimentos, ainda existe a pressão internacional baseada nos interesses externos, de preservação ambiental ou da não utilização plena das riquezas aqui existentes, no solo, subsolo ou na produção agrossilvipastoril.

OS BANDIDOS
O produtor rural, o fazendeiro, o madeireiro e o industrial, principalmente, são vistos como os grandes vilões do meio ambiente, sob a pecha de danificar, destruir, modificar e alterar o meio ambiente, justamente por utilizarem dos meios naturais para produzirem alimentos, carnes, madeiras, produtos industrializados, para serem consumidos por aqueles que os criticam.

OS MOCINHOS
Aqueles pouco informados que não possuem a noção de onde provém a carne, o leite, o papel e os produtos embalados que consomem diariamente, e do qual ainda reclamam dos preços, ou ainda aqueles que vivendo em países ricos e desenvolvidos, com alto poder aquisitivo ou ainda aqueles que possuem interesses escusos contra os que produzem o que eles próprios consomem.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Esta é a alternativa que deve ser colocada à frente de cada interesse, seja próprio ou de terceiros, para que possamos manter a população abastecida e satisfeita, ao mesmo tempo que remunere dignamente quem produz, e mantenha os bens ambientais em padrões de sustentabilidade para as próximas gerações.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA GARANTIA DE SOBREVIVÊNCIA DAS FUTURAS GERAÇÕES.

SC tem o menor número de homicídios no mês de maio desde 2008 Anterior

SC tem o menor número de homicídios no mês de maio desde 2008

Festa foi realizada até em ginásio de esporte Próximo

Festa foi realizada até em ginásio de esporte

Deixe seu comentário