Lages comprará alimentos para distribuir a famílias carentes |
O Sebrae/SC encerrou, em dezembro, mais um ciclo do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Serra Catarinense, capacitando 619 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em Bom Jardim da Serra e Otacílio Costa.
A iniciativa integra a agenda do programa Cidade Empreendedora e reforça a importância de estimular o olhar empreendedor desde a infância.
Há mais de uma década presente em Santa Catarina, o JEPP já impactou milhares de estudantes, desenvolvendo autonomia, criatividade, responsabilidade e visão de futuro.
Em sala de aula, as crianças são convidadas a explorar ideias, planejar pequenos projetos e experimentar a alegria de criar algo próprio, habilidades que fortalecem a aprendizagem e reverberam no cotidiano das famílias.
Durante o segundo semestre os estudantes trabalharam conteúdos que unem leitura, criatividade e práticas empreendedoras simples, favorecendo organização, colaboração e autonomia.
Em Bom Jardim da Serra, 250 alunos das Escolas Julieta Macedo Machado e Altos da Boa Vista participaram das atividades. Em Otacílio Costa, mais 369 estudantes, de quatro unidades, Pedro Álvares Cabral, Antônio Pires Burg, Padilha Matias Farias e Marechal Rondon, integraram a edição.
Resultados para a vida toda
A analista de projetos do Sebrae/SC, Vanessa Valim, destaca que o JEPP vai muito além das atividades em sala de aula e cumpre um papel formativo que acompanha as crianças por toda a vida.
“Por meio do JEPP, o Sebrae apresenta aos alunos um universo de possibilidades, oferecendo noções de finanças, marketing e criatividade que despertam novos olhares para a vida pessoal e profissional, mostrando que é possível construir caminhos diferentes e gerar oportunidades para si e para a família”, afirma.
Pais relatam mudanças significativas no comportamento das crianças. Ronaldo Paim, pai de Arthur Miguel Pereira Paim, de 7 anos, do 1º da Padilha Matias Farias comentou como percebeu maior organização e responsabilidade após a participação do filho no projeto.
“Ver o interesse dele em produzir e vender me deixou muito feliz. Projetos como esse inspiram as crianças a enxergar novas possibilidades para o futuro.”
Otacílio Costa também promoveu o 1º Seminário Municipal sobre Práticas de Alfabetização, no qual professores apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano e foram debatidas metodologias inovadoras para 2026.
O encontro reuniu gestores, professores e parceiros institucionais, reforçando o compromisso do município com uma educação alinhada ao território e ao futuro.


Deixe seu comentário