<
logo RCN

Prefeitura de Lages planeja ações de auxílio às pessoas desabrigadas pela chuva

  • Prefeitura de Lages

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, reuniu-se, na manhã de hoje (5), com secretários, diretores e coordenadores das Secretarias Municipais que atuam diretamente no trabalho de auxílio e proteção às pessoas afetadas pelas chuvas que vêm ocorrendo em Lages desde a segunda-feira (2).

Com a melhora nas condições climáticas, a Secretaria de Planejamento e Obras realiza levantamento da situação das ruas e avenidas da cidade. "Sabemos que muito do que havíamos feito na manutenção rotineira teremos que refazer, mas o importante é agirmos rápido e de forma organizada para recuperar ruas sem pavimento e as vias pavimentadas. Os próximos dias serão de muito trabalho", comenta o secretário João Alberto Duarte.

A Secretaria de Agricultura e Pesca também trabalha nas informações das estradas e pontes do interior. Muitas localidades ainda registram pontos de alagamentos. "As comunidades do interior serão atendidas com as melhorias necessárias. Aguardamos essa melhora no tempo e o nível da água baixar para iniciar a recuperação", explica o secretário, Thiago Henrique Cordeiro.

A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Corpo de Bombeiros, trabalha na retirada das pessoas que tiveram as residências inundadas. No último relatório da Defesa Civil, a informação é que 62 pessoas estão desabrigadas. "Abrimos três abrigos para atendera essa população. Um dos abrigos foi montado na Associação de Moradores do bairro Habitação, outro na Associação de Moradores do Caça e Tiro e no Centro Dia do Idoso no bairro Centenário. Por enquanto, não pensamos em decretar situação de emergência", comenta Ceron.

Este mesmo relatório da Defesa Civil aponta que 158 pessoas estão desalojadas, ou seja, estão em casa de parentes e amigos por motivo de segurança.

Meio Ambiente faz a limpeza de rios, córregos e riachos

Para amenizar os efeitos da chuva, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente realiza, nas margens dos cursos de água, a limpeza em geral das áreas ribeirinhas, bem como a retirada de galhos de árvores e todo tipo de lixo das galerias pluviais e junto aos pilares de pontes e pontilhões.

Essa desobstrução de galhadas de árvores e outros materiais acumulados embaixo de pontes, pontilhões e galerias pluviais, assim como nas margens dos cursos de água prosseguem, pois são serviços essenciais para que a águas da chuva possa fluir com mais velocidade e, desta forma, não provoque mais alagamentos.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, faz um pedido à população: "que colabore para que todo o tipo de lixo seja devidamente acondicionado, porque somente assim serão minimizados os problemas de entupimento de bocas-de-lobo e do acúmulo de lixo nas galerias e embaixo das pontes".

Prefeitura de Lages abre três abrigos devido às chuvas volumosas dos últimos dias Anterior

Prefeitura de Lages abre três abrigos devido às chuvas volumosas dos últimos dias

Santa Catarina tem ao menos 94 municípios com registros de ocorrências causadas pelas chuvas Próximo

Santa Catarina tem ao menos 94 municípios com registros de ocorrências causadas pelas chuvas

Deixe seu comentário