<
logo RCN

Prefeitura de Lages abre três abrigos devido às chuvas volumosas dos últimos dias

  • Defesa Civil/Divulgação

A chuva deu uma trégua nas últimas horas de quarta-feira (4), confirmando as previsões dos institutos de meteorologia. Mas o volume de água foi muito grande desde a segunda-feira (2) e os prejuízos causados estão sendo registrados em diversos bairros de Lages.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal e demais secretarias, com o transbordamento do rio Carahá, providenciou a ativação de três abrigos para as pessoas que tiveram que deixar suas casas e não têm onde se alojar.

Um abrigo está localizado na Associação de Moradores do bairro Habitação, onde estão abrigadas 18 pessoas. O outro é na Associação de Moradores do bairro Caça e Tiro, com 12 pessoas. E o terceiro é no Centro Dia do Idoso, do bairro Centenário, com 32 pessoas. No total, 62 pessoas estão desabrigadas em Lages devido às chuvas.

Até agora, 158 pessoas, por questões de segurança, estão em casas de amigos e parentes. Estes trabalhos são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

O relatório da Defesa Civil Municipal, divulgado às 18h52, de quarta-feira (4), mostra que o acumulado de chuva em 36 horas foi de 191,2mm. Com relação ao nível do rio Carahá, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informa que o mesmo estava 5,51 metros acima do considerado normal e registrado pelo pluviômetro da estação.

Os bairros mais afetados pela chuva são: Santa Catarina, Habitação, Vila Nova, São Luiz, Santa Helena, Novo Milênio, Araucária, Caça e Tiro, Várzea, Santo Antônio, Santa Clara, Promorar, Bom Jesus, Centenário, Guadalupe, Caravágio, Caroba, Tributo, Morro Grande, Universitário, Boqueirão, Cruz de Malta, São Miguel e Petrópolis.

Foram realizados 104 atendimentos pelas equipes, sendo: alagamentos, transbordamento de córregos, deslizamento de terras, destelhamentos, quedas de muros e árvores, resgate e locomoção, entre outros. São 364 pessoas afetadas diretamente.

Qualquer emergência devido à chuva e aos temporais, a comunidade pode entrar em contato direto com a Defesa Civil Municipal nos telefones: 9 8406 4037 ou 199.

Lages decreta situação de Emergência devido às consequências provocadas pela chuva Anterior

Lages decreta situação de Emergência devido às consequências provocadas pela chuva

Prefeitura de Lages planeja ações de auxílio às pessoas desabrigadas pela chuva Próximo

Prefeitura de Lages planeja ações de auxílio às pessoas desabrigadas pela chuva

Deixe seu comentário